Avião monomotor realiza pouso de emergência entre Teresina e União; vídeo!

O piloto, identificado como Arnaldo Pulcherio, não ficou ferido

Avião fez pouso forçado na manhã desta quarta-feira (28) | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um avião monomotor realizou um pouso forçado na manhã desta quarta-feira (28) no povoado Davi Caldas, localizado entre os municípios de Teresina e União. O piloto, identificado como Arnaldo Pulcherio Neto, não ficou ferido.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência. Informações preliminares apontam que uma falha mecânica ocasionou o pouso forçado da aeronave PU-DAY, modelo P1 LSA ano 2013, . O meionorte.com teve acesso ao áudio do piloto com a torre de controle antes do incidente. 

Segundo Pulcherio a aeronave estava a cerca de quatro mil pés de altura quando começou a apresentar problemas  mecânicos. Ele enfatizou que o motor estava falhando e tinha fumaça na cabine. Neste momento, decidiu procurar uma estrada para realizar o pouso.  A aeronave ficou danificada.

Avião monomotor realiza pouso de emergência entre Teresina e União (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Confira abaixo:

Piloto - "Delta na escuta do controle"

Controle - "Informe seu tempo e rota"

Piloto - "Controle Teresina, apresentando problemas mecânicos

Controle - "Delta, entendido, está com pane mecânica, em emergência, 1,8 milhas de Teresina na proa nordeste"

Piloto - "Acionando o transpônder, Delta vai procurar uma estrada para pouso. Estou visualizando uma estrada, não sei qual estrada que é, motor falhando e fumaça na cabine"

Controle - "Estamos acionando a emergência para apoio para o Delta"

Piloto - "Delta vai pousar em uma estrada carroçal, próxima a essa rodovia que o controle está vendo no radar"

Controle - "Delta, o controle está ciente e estamos tomando as devidas medidas de emergência e medidas de apoio. Entendido que está efetuando pouso de emergência."

Dois casos em um intervalo de 24 horas no mês de junho

Uma aeronave do tipo monomotor caiu, na manhã do dia 11 de junho, em uma área de lagoa do bairro Mafrense, na zona Norte de Teresina, na região do Parque Ambiental Encontro dos Rios. A informação foi confirmada ao Meionorte.com por uma equipe do 9° Batalhão de Polícia Militar, que atendeu a ocorrência. Os dois ocupantes saíram ilesos. 

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) abriu uma sindicância para investigar os detalhes do caso do soldado Marcelo Nogueira Ramos, que era o piloto da aeronave. Ele e o copiloto Jhony Francisco Alves dos Santos tiveram ferimentos leves. 

Avião caiu na região do Encontro dos Rios, na zona Norte de Teresina  

No dia 12 de junho, outro avião caiu no campo de futebol do Bariri, também zona Norte da capital. A aeronare estava sendo pilotada pelo advogado Arcedino Concesso, que estava junto com sua esposa Juliana Plácido , as duas filhas Giovana e Nicole Plácido a sogra e Maria Graci Bento da Silva. 

Avião caiu no campo do Bariri, na zona Norte de Teresina Foto: Reprodução 


Em entrevista exclusiva ao jornalista Erlan Bastos,  o advogado relatou momentos de terror antes de fazer o pouso forçado.  “Foi tudo muito rápido, acredito que algo entre 30 segundos, 40 segundos, o tempo de resposta entre eu constatar a perda de potência do motor e a escolha do local para pouso. Eu não tinha condições de retornar para o aeroporto, talvez se eu tentasse ele iria cair em cima das casas, devido ser uma região muito habitada, então consegui visualizar o campo, perdi altitude com destino ao campo e amorteceu um pouco a queda com a batida da rede de energia elétrica, pois isso ajudou bastante”, relatou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES