Blitzen de trânsito vão fiscalizar celular roubado e IMEI será exigido

Vale ressaltar que, em menos de dois meses com essa nova sistemática, a Polícia Militar do Piauí conseguiu recuperar mais de 40 aparelhos,

Policiais agora também solicitam IMEI do condutor durante blitzen | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir de agora, é crucial que a população mantenha sua atenção redobrada. Isso se deve ao fato de que a fiscalização de trânsito está ampliando seus procedimentos para incluir, durante as abordagens, a verificação dos telefones celulares dos condutores. 

Dessa forma, os indivíduos que forem parados em uma blitz serão requeridos a apresentar o IMEI do dispositivo, que equivale a uma espécie de identidade digital do aparelho (similar ao chassi de um carro). Em sequência, esse código será verificado através de um sistema, e caso exista qualquer tipo de restrição associada ao celular, o portador do dispositivo será obrigado a prestar esclarecimentos às autoridades policiais.

Vale ressaltar que, em menos de dois meses com essa nova sistemática, a Polícia Militar do Piauí conseguiu recuperar mais de 40 aparelhos, mas a expectativa é de que mais celulares sejam resgatados ao longo das demais blitzen realizadas nos bairros de Teresina. Vale ressaltar que o número do IMEL fica localizado na parte traseira do aparelho celular, mas pode ser acessado, também, quando discar *#06#.

O gerente de Operações Especiais da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, Fernando Aragão, informa que não fazem uso do conteúdo do aparelho celular do usuário, mas apenas do IMEI. Após uma consulta do número através dos analistas da base, é feito um diagnostico que diz se o celular é roubado ou não.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Público, quase 1 milhão de aparelhos de celulares foram roubados/furtados no ano de 2022. No Piauí, por exemplo, os números revelam que são 624 celulares roubados/furtados para cada 100 mil habitantes. Como alerta à população, a dica é não adquirir aparelhos eletrônicos de origem duvidosa e sem a devida nota fiscal do produto. Com atitudes como essa, a pessoa vai evitar muita dor de cabeça e, ao mesmo tempo, ajuda a polícia a evitar combater a comercialização ilegal no comércio.

Em uma ação inovadora, a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí está conseguindo devolver, aos seus respectivos donos, cerca de 290 aparelhos celulares que foram recuperados, frutos de roubos e furtos, decorrentes da prática de receptação. Inclusive foi publicado pelo órgão um edital de convocação contendo o nome das vítimas, como forma de tentativa para entregar os aparelhos aos seus donos. Devem estar presentes aqueles relacionados aos incidentes registrados nos meses de janeiro e fevereiro de 2023.

São vários modelos e marcas de celulares que certamente fizeram falta para as vítimas, seja para uso no trabalho ou mesmo um meio de comunicação em situações de emergência. Outros foram tirados dos seus donos em atos violentos, como um assalto, causando algum tipo de trauma e sentimento de incapacidade diante da situação vivenciada pela vítima. Muitas são as histórias que alguém teve que entregar seu bem precioso a algum bandido.

Zanatta destaca iniciativa da SSP/PI

Para muitos que tiveram a oportunidade de ter seu celular de volta, a sensação é de alívio e gratificação, graças ao trabalho minucioso das autoridades policiais do Piauí.

Para reaverem seus celulares, as vítimas devem comparecer munidas de documentos pessoais de identificação, Boletim de Ocorrência, nota fiscal e a embalagem original do aparelho. Segundo o superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP/PI), delegado Matheus Zanatta, essa iniciativa representa um marco no âmbito da segurança pública no estado.

“Um total de 290 indivíduos foram convocados para comparecer à sede da SSP-PI a fim de reaverem seus aparelhos celulares. Essa ação é fruto da colaboração entre as diversas forças de segurança do estado, que estão trabalhando incessantemente para combater esse tipo de crime e conscientizar a população sobre os riscos e consequências associados à compra e venda de dispositivos roubados e furtados”, afirmou o delegado.

Aqueles cujos nomes constam na lista divulgada pela Secretaria de Segurança Pública devem comparecer à sede da SSP-PI com os documentos necessários para reaverem seus celulares. Para o Secretário de Segurança, Chico Lucas, essa iniciativa representa uma estratégia crucial no combate aos crimes relacionados a dispositivos roubados.

“Estamos buscando encerrar o ciclo de criminalidade e prevenir ocorrências de roubo e/ou furto, bem como a revenda de aparelhos e a aquisição por parte de consumidores de produtos de procedência questionável. Ao devolvermos os aparelhos aos legítimos proprietários, eles transmitem essa mensagem a outras pessoas e se tornam promotores dessa mudança essencial. Continuaremos a fortalecer esses esforços e a demonstrar à sociedade os resultados positivos e benéficos dessas ações, que já estão em curso”, afirmou Chico Lucas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES