Carga ilegal de madeira serrada do Pará é apreendida pela PRF no Piauí

O destino era as cidades de Salvador, Santo Estêvão e Riachão do Jacuípe, na Bahia.

Carga ilegal de madeira serrada do Pará é apreendida pela PRF no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 20m³ de madeira serrada nativa sem licença válida, sendo transportados em um caminhão, nesta quinta-feira (29) na BR 316, durante abordagem na Unidade Operacional de Picos (PI). O condutor de 44 anos, cuja a identidade não foi revelada, se comprometeu a comparecer em audiência a ser marcada posteriormente junto ao Juizado Especial Criminal.

Ao iniciar os procedimentos de fiscalização para esse tipo de carga, os policiais solicitaram os documentos fiscais e ambientais pertinentes. Conforme a documentação apresentada pelo motorista, a carga foi embarcada no município de Cametá, no Pará, e teria como destino as cidades de Salvador, Santo Estêvão e Riachão do Jacuípe, na Bahia. 

Leia Mais

Segundo a PRF, após uma minuciosa análise da documentação, foi possível verificar que registros eram autênticos e que o volume da carga estava de acordo com os dados dos documentos. Posteriormente, os agentes, especializados para tal ato, realizaram coletas de amostras das madeiras com o intuito de verificar as essências.

Os resultados da análises sondaram que a maior parte da carga era composta por peças de Qualea sp e Maçaranduba, espécies ausentes nas documentações apresentadas. Diante disso, conforme é estabelecido em legislação específica, que torna crime o ato de transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida para todo o tempo da viagem ou do armazenamento, a Guia Florestal foi considerada inválida.

Diante dos expostos, foi lavrado um Termo Circunstanciado por descumprimento do Art .46 da Lei nº 9.605/1998. O caminhoneiro se comprometeu a comparecer em audiência a ser marcada posteriormente junto ao Juizado Especial Criminal. As empresas responsáveis pelo carregamento, transporte e descarregamento também responderão pelo crime. 

De acordo com a PRF, em outras ocasiões já havia sido registrado ocorrências idênticas envolvendo as mesmas empresas. O caminhão e as madeiras ficaram apreendidas provisoriamente junto à PRF, em Picos (PI) e estarão à disposição de órgãos ambientais competentes e da Justiça.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES