Vai chover no Carnaval? Confira a previsão do tempo para os dias de folia no Piauí

Embora haja ocorrência de chuvas antes e durante o Carnaval, não são esperados temporais intensos

Folhapress | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o Carnaval de 2024 no Piauí terá muitas nuvens, pancadas de chuva e temperaturas variando entre 24°C e 35°C. Na capital, Teresina, as precipitações que esfriaram a madrugada desta sexta-feira (9) devem persistir no período da folia, acompanhadas de temperaturas mais amenas, com máxima de 32°C entre o sábado (10) e Quarta-Feira de Cinzas (14).

A climatologista e coordenadora da Sala de Situação da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Sara Cardoso, informou que todo o estado se encontra diante de um alerta amarelo devido à ocorrência de chuvas de até 10 milímetros até o dia 11 de fevereiro. Esse aviso vai se estender a determinadas áreas do estado, chegando a superar 50 milímetros de chuva.

“É importante ficarmos atentos às atualizações desses informes de eventos críticos, pois entre os dias 9 e 15 de fevereiro há a possibilidade de acumulados que podem chegar a cerca de 55 milímetros. Essas chuvas devem se concentrar mais nos municípios próximos à fronteira com o Maranhão, embora não seja descartada a chance de chuvas semelhantes também em municípios do Sudeste e Norte do estado do Piauí”, explicou.

Piauí aparece com alerta de chuva para todos os municípios (Foto: INMET- Reprodução)

Em entrevista para o Meionorte.com, o climatologista e diretor de Prevenção da Defesa Civil Piauí, Werton Costa, explicou que El Niño causou um atraso no início das chuvas no Piauí e criou condições que impediram a entrada do canal de umidade, incluindo a aproximação da Zona de Convergência Intertropical, que é responsável pela geração de chuvas no Nordeste. Isso resultou em um aumento no número Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistemas que redistribuem a umidade e às vezes causam períodos de estiagem e elevação das temperaturas.

"É importante compreender que este El Niño apresenta características distintas, como evidenciado pelo mês de janeiro chuvoso no Sul do estado", explicou o especialista. Municípios no extremo Sul do Piauí, na divisa com o Sul do Maranhão, Tocantins e Oeste baiano, registraram volumes de chuva com até 40% acima da média.

De acordo com o Inmet, há previsão de enfraquecimento do El Niño nos próximos meses e uma possibilidade de 50% de ocorrência do La Niña no segundo semestre. Essas projeções foram divulgadas em um relatório mensal feito pelo Inmet em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

Leia Mais

Como consequência do enfraquecimento do El Niño, está prevista uma aproximação da Zona de Convergência Intertropical e uma maior entrada de sistemas frontais, provocando chuvas no Piauí. Werton Costa destaca que embora haja ocorrência de chuvas antes e durante o Carnaval, não são esperados temporais intensos. "Os foliões podem aproveitar o Carnaval com segurança, pois teremos alguns episódios de chuvas mais intensas e localizadas, mas também períodos de sol e tempo firme", afirmou o especialista.

Após o Carnaval, por volta do dia 19, é esperado um aumento nas chuvas, com uma distribuição mais democrática pelo território do Piauí, conforme indicado por previsões nacionais e estrangeiras. Isso pode proporcionar, segundo o climatologista Werton Costa, um período chuvoso mais estável e distribuído entre o norte e o sul do estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES