Casa de Mel equipada com tecnologia inovadora no Piauí é entregue pela Codevasf

A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a apicultura piauiense.

Casa de Mel equipada com tecnologia inovadora no Piauí é entregue pela Codevasf. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional no Piauí, realizou, na última sexta-feira (29), no município de Simplício Mendes, a entrega de Unidade de Extração dos Produtos das Abelhas (Uepa), conhecida como Casa do Mel. 

Construída com tecnologia inovadora no estado, a estrutura oferece melhores condições higiênico-sanitárias em comparação aos moldes convencionais. Montada em contêineres laváveis, a Uepa foi destinada à Associação de Pequenos Produtores da Comunidade Betânia, que possui 18 apicultores cadastrados. A entidade trabalha com 900 colmeias que produzem, em média, 14 toneladas do produto por ano.

Casa de Mel equipada com tecnologia inovadora no Piauí é entregue pela Codevasf./Foto: Reprodução

A ação também conta com a entrega de uma centrífuga, uma mesa desoperculadora, duas bandejas para recebimento de melgueiras e dois tanques decantadores. Ao todo, foi investido cerca de R$ 160 mil na Casa de Mel e nos equipamentos. A iniciativa da Codevasf tem o objetivo de fortalecer a apicultura piauiense. 

“Essa é a atividade produtiva que mais recebeu apoio desde a instalação da Companhia no Piauí, tendo em vista que somos o maior produtor e exportador de mel no país. Os apicultores de Simplício Mendes contribuem para esse ranking e com uma Casa do Mel, moderna e equipada, será relevante o impacto socioeconômico para a comunidade e, consequentemente, para o município”, explica o superintendente regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho.

Casa de Mel equipada com tecnologia inovadora no Piauí é entregue./ Foto: Reprodução

Entre os apicultores beneficiados com a Casa de Mel está Cosme de Souza Rodrigues, que iniciou na atividade há 14 anos. “Nossa comunidade toda está feliz e veio acompanhar a entrega desses contêineres. Hoje, minha principal fonte de renda é o mel. Através disso, hoje sustento meus dois filhos, esposa, compro veículos e invisto no setor”, disse.

A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a apicultura piauiense. /Foto: Reprodução

A entrega da Uepa em containers está inserida na programação do Intercâmbio do Mel, que reuniu especialistas, técnicos e autoridades políticas de diversos estados brasileiros, como Roraima, Santa Catarina e Maranhão. Sediado no Piauí, na semana passada, o encontro focou nas experiências exitosas da apicultura que servirão de modelo para as demais regiões do país.

A entidade trabalha com 900 colmeia./ Foto: reprodução

Mel do Piauí é destaque nacional

O Piauí é destaque nacional na apicultura. Segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), do IBGE, divulgada recentemente, em uma década houve um crescimento de 432% na produção de mel piauiense, maior indicador do país. Ainda de acordo com o levantamento, o município de São Raimundo Nonato (PI) é o terceiro maior produtor do Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES