Casos notificados de dengue, zika e chikungunya apresentam redução no Piauí

O Piauí continua apresentando redução de notificações das doenças em comparação ao mesmo período do ano de 2022

Casos notificados de dengue, zika e chikungunya apresentam redução no Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na quinta-feira (7), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou o 35° informe epidemiológico referente às arboviroses no ano de 2023. De acordo com os dados do novo boletim, o Piauí continua apresentando uma queda no número de notificações de dengue, zika vírus e chikungunya em comparação com o mesmo período de 2022. As notificações de dengue diminuíram em 77,1%, os registros de zika tiveram uma redução de 85,1%, e os registros de chikungunya apresentaram uma redução de 61,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

No que diz respeito à dengue, o boletim revela que, até a 35ª semana epidemiológica de 2023, foram notificados 7.166 casos da doença em 152 municípios. Em comparação, no mesmo período de 2022, o estado registrou 31.247 casos em 207 municípios. Miguel Leão, Morro Cabeça no Tempo, Luís Correia, Barro Duro e São João da Serra são os municípios com maior incidência de casos a cada 100 mil habitantes durante 2023. Até o momento, foram registrados quatro óbitos por dengue em 2023.

“As reduções registradas nesse novo informe epidemiológico não podem ser motivo de relaxamento em relação às medidas preventivas e de enfrentamento ao mosquito vetor dessas doenças. A Sesapi continuará com seu trabalho de vigilância e acompanhamento junto aos municípios enquanto que a população e os gestores municipais precisam continuar a evitar o surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti”, fala o supervisor de Entomologia da Sesapi, Ocimar Alencar.

Zika e chikungunya

O informe traz dados ainda sobre os registros de zika, que não notificaram nenhum óbito ocasionado pela doença e apenas 23 casos prováveis provenientes de 13 municípios, ao passo que em 2022 o número de notificações nesse mesmo período foi de 154 casos. Dom Expedito Lopes, Currais, Bom Princípio do Piauí, Inhuma e Nazária foram os cinco municípios com maior incidência de casos por 100 mil habitantes no ano de 2023.

Os dados sobre febre chikungunya apontam que a doença já causou dois óbitos no ano de 2023 no estado. Foram 4.179 casos notificados em 92 cidades. Angical do Piauí, Barra D’Alcântara, Lagoinha do Piauí, Esperantina e Barro Duro são os cinco municípios com maior incidência de casos de chikungunya para cada 100 mil habitantes durante as 35 semanas epidemiológicas de 2023.

“A redução de casos é algo positivo, mas nossa última pesquisa de infestação predial mostra que ainda temos municípios em situação de alerta e de risco dentro do estado. Vamos trabalhar junto a esses municípios e buscar as melhores estratégias para melhorar suas situações, ajudando ainda mais na redução de casos”, fala a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Leila Santos.

(Com informações da Sesapi)

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES