Celebração homenageia o rei e rainha do baião Luiz Gonzaga e Carmélia Alvez

Com 15 anos e realizada pela Colônia Gonzaguiana do Piauí, a tradição homenageia o rei e rainha do Baião, Luiz Gonzaga, e Carmélia Alvez.

Celebração homenageia o rei e rainha do baião Luiz Gonzaga e Carmélia Alvez. | Jéssica Dayane/ Portal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os entusiastas da música nordestina puderam desfrutar, na tarde desta quarta-feira (02), do grande evento cultural "Procissão das Sanfonas". Com 15 anos e realizada pela Colônia Gonzaguiana do Piauí, a tradição homenageia o rei e rainha do Baião, Luiz Gonzaga, e Carmélia Alvez. A ação conta com o apoio da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura.

Bonifácio Pereira, de 85 anos, tocador de sanfona durante 50 anos. Foto: Jéssica Dayane/ Portal Meio Norte

A jornada cultural teve seu ponto de partida com uma animada concentração na Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores, no Centro Sul da Capital. Em seguida, o evento seguiu seu curso ao longo do calçadão da Simplício Mendes e por fim, com muita animação, a celebração encerrou no Museu do Piauí.

“O sanfoneiro que toca acordeon faz parte do cenário do Brasil como um todo e até parte do mundo. O nordeste é caracterizado por esse estilo de música. É uma alegria total ser abençoados todos os sanfoneiros, o prefeito de Teresina neste momento ímpar de alegria e de confraternização desta festa do mês de agosto. E hoje, dia 2, o sanfoneiro trazendo a salvação. Alegria para nós piauienses”, disse o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.

Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa marcou presença na celebração. Foto: Jéssica Dayane/ Portal Meio Norte

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, ainda destacou ao MeioNorte.com, que a 15° Procissão das Sanfonas faz parte do calendário de festividades que marcam o mês de comemoração dos 171 anos de Teresina. Ele ainda afirmou que pela abundância de eventos, terá que deixar de ir em alguns, mas reforça que fará o possível para está no máximo de celebrações.

“Então, nós estamos no mês do aniversário de Teresina, que é no dia 16, 171 anos. Com certeza. O prefeito não tem nem tempo para ir em todos os lugares. Muitos dos lugares eu estou cortando até porque eu estou ainda lesionado da perna, mas o máximo possível que eu puder ir, eu irei”, afirmou Dr. pessoa, sobre as celebrações. 

Dentro da Ingreja as pessoas cantaram e fizeram orações. Foto: Jéssica Dayane/ Portal Meio Norte

A procissão anual reúne dezenas de sanfoneiros de todo o Piauí, em uma tarde encantadora de melodias. Os acordes das sanfonas, em harmonia com outros instrumentos, criam um encontro sublime de ritmos. As músicas de Luiz Gonzaga ganham vida e resgatam a essência do Rei do Baião.

Conforme a Sanfoneira da orquestra sanfônica de Teresina, Écore Nascimento, a Procissão é um momento lindo e emocionante. “Essa é uma homenagem marcante a Rainha e ao Rei do Baião, momento onde dezenas de sanfoneiros se concentram, com zabumbeiros, triangleiros, entre outros instrumentos musicais que rememorem o forró. É emocionante ver todo o centro de Teresina parando, assistindo, acompanhando e cantando as músicas de Luís Gonzaga”, enfatizou.

O evento contou com pessoas de diferents idades. Foto: Jéssica Dayane/ Portal Meio Norte

Para o Padre Anônimo Cruz não é diferente, os 15 anos representam mais do que celebração e sim um grito de alegria. Ele relata que as músicas do Rei do Baião lhe traz a sensação de segurança, com “os pés no chão”, e ainda nos conforta, afirmando que por mais que seja difícil a situação, ela irá passar.

“Então, por pior que seja a situação, eu não posso me desesperar. Quem escuta essa música não pode se desesperar, porque faz parte, são descendentes de pessoas que conviveram nesse clima e sabem festejar. Então, isso aqui é um grito de alegria, um clamor. E dizer assim, amanhã será diferente, muito mais, a chuva volta, tudo passa, só não passa, é esse amor de deus em nós e esse amor por aquilo que nós somos”, enfatizou o sacerdote.

Além muita música, a celebração foi repleta de emoções./ Foto: Jéssica Dayane/ Portal Meio Norte

VEJA O VÍDEO DE COMO OCORREU O EVENTO: 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES