Cerca de 50 mil estudantes da Rede Estadual participam de simulado

O simulado é uma das ações do Projeto Avalia Mais, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI)

Cerca de 50 mil estudantes da Rede Estadual participam de simulado | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (6), cerca de 50 mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental participaram da primeira edição do Simulado Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). O simulado faz parte do Projeto Avalia Mais, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI), cujo objetivo é diagnosticar e acompanhar o desempenho dos alunos da Rede Estadual de Ensino, principalmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. 

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, esteve acompanhando a aplicação das provas simuladas junto aos estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Solange Sinimbu Viana Area Leão, escola localizada no bairro Promorar, zona sul de Teresina. “O Avalia Mais tem o objetivo de diagnosticar os níveis de aprendizagem dos alunos da Rede Estadual de Educação, preparando-os para as provas do Saeb e Enem”, explica. 

O simulado acontece em todas as unidades de ensino da Rede Pública Estadual e possui 52 questões objetivas, divididas entre os componentes de Língua Portuguesa e Matemática. Para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, o Simulado Saeb também serve de preparação para o Enem, que possui a mesma matriz curricular.

Ainda segundo o secretário Washington Bandeira, a Seduc tem intensificado as ações de preparação dos estudantes para o SAEB. O Simulado Saeb será a última avaliação diagnóstica do semestre e o seu resultado norteará o planejamento pedagógico do 2º semestre letivo. O gestor afirma que os simulados permitem o maior contato dos alunos com os diferentes formatos de avaliações externas a serem realizadas ao longo do período letivo. Ao longo desse ano, serão aplicadas 17 avaliações diagnósticas, somadas às provas bimestrais aplicadas pelas escolas.

“Com o Avalia Mais, aumentamos o número de avaliações externas neste ano e, com base nos resultados delas, aperfeiçoaremos nossas diversas ações pedagógicas, inclusive de formação de professores, a fim de fortalecer o ensino-aprendizagem em sala de aula, da forma mais personalizada possível, por GRE, escola e aluno. Estamos em busca de uma educação mais eficiente e equitativa, tornando a escola mais atrativa para nossos jovens. E o CETI Solange Viana é um exemplo desse modelo de gestão escolar”, pontuou o secretário Washington Bandeira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES