Chuvas intensas estão previstas pelo menos até início de março, aponta INMET

Até março são esperados grandes volumes de chuva no Piauí, mas devem ser mais intensos pelo menos até a próxima segunda-feira (26).

Temporais estão previstos em diversos municípios do Piauí | @moises.oliveira15
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí pode esperar por mais chuvas nos próximos dias, com grandes volumes, como a que aconteceu nesse domingo (18), em Teresina. Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), até março são esperados grandes volumes no Piauí, mas devem ser mais intensos pelo menos até a próxima segunda-feira (26).

“Na faixa norte do País, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deverá fortalecer as instabilidades, principalmente no nordeste do Pará e litoral dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará. [...] Em grande parte da Região Nordeste, a previsão é de chuva em forma de pancadas, com maior intensidade em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia, onde não se descartam volumes superiores a 70 mm. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuva isoladas com menores acumulados”, avaliou o INMET, se referindo ao período de uma semana - entre esta segunda-feira (19) e a próxima (26).

Para a semana seguinte, entre 27 de fevereiro e 06 de março, o INMET informou que a previsão é de chuva em forma de pancadas, podendo superar 50 mm, que podem ser “localmente fortes” no estado. 

Na noite de domingo (18), Teresina foi atingida por uma intensa chuva, resultando em alagamentos em diversos pontos da capital. Carros e motocicletas foram arrastados pela correnteza. Além disso, um semáforo de trânsito foi derrubado e os serviços da central de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram temporariamente interrompidos.

Segundo a Climatologista Sara Cardoso, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), Teresina registrou um acumulado de 132 milímetros (mm) de chuva. O volume de água superou o esperado que era de 100mm.

“O quantitativo das chuvas de ontem [domingo] já era esperado, nós lançamos uma nota no dia 16, que apresentava a possibilidade de ocorrência de chuva que superasse a casa dos 100 mm, já acumulada em 24 horas. Esse quantitativo se consolidou na noite do domingo e na madrugada de segunda-feira. E aí, para esse recorte que vai do dia 19 até 26 [de fevereiro], nós temos a possibilidade de chuvas com as mesmas configurações”, informou.

Vídeos registrados por moradores do bairro Satélite, situado na zona Leste de Teresina, mostram ruas alagadas e com correntezas intensas. Em uma das gravações, um homem tenta ajudar um entregador de delivery, que procura um local elevado na calçada de uma residência para se proteger da força da água.

A Semarh alerta para potenciais riscos no período chuvoso, como quedas de energia, galhos de árvores e alagamentos, instruindo medidas de segurança, como evitar abrigar-se sob árvores e estacionar próximos a estruturas vulneráveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES