São João do Piauí registra o maior volume de chuva do Brasil; confira ranking

Acidade, assim como as demais do Piauí, está sob alerta laranja (perigo) de chuvas intensas.

São João do Piauí registra o maior volume de chuva do Brasil | Reprodução Prefeitura
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade de São João do Piauí (PI), Sul do estado, registrou o maior volume de chuva em todo o Brasil nas últimas 24h, até as 8h desta segunda-feira (18), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O município, assim como os demais do Piauí, está sob alerta laranja (perigo) de chuvas intensas. 

Com 171,6 mm, São João do Piauí lidera o ranking constituído por Sorriso (MT), Nova Porteirinha-Janaúba (MG), Fortaleza (CE), Ponta Porã (MS) e Paranoá-Coopa (DF). O Inmet informou que a cidade piauiense teve 71,6 milímetros (mm) de chuva em apenas uma hora, entre as 3h e as 4h.

Ao todo, o município registrou 173,8 mm de chuva em 24h na estação automática. Já na estação convencional, o valor total chegou a 120,8 mm, que representa 93% da média histórica para o mês de fevereiro (129,0 mm). 

O volume de chuva em 24h é o maior já registrado na estação automática desde o início das medições no local, em 26 de agosto de 2007, e o terceiro maior da estação convencional, perdendo apenas para os 144,6 mm, em 12de fevereiro de 1980, e 133,7 mm, em 10 de fevereiro de 2017.

O Inmet emitiu um alerta de chuvas intensas na manhã de hoje (19), que segue até às 10 desta terça-feira (20), para todo o Piauí. 

Alerta de chuvas intensas./Foto: INMET

O aviso laranja, que representa perigo, prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos  com velocidades de 60-100 km/h. O Instituto destaca ainda o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Diante disto ele realizou algumas instruções: 

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Confira as cidades: 

  1. 🌧️ São João do Piauí (PI): 171,6 mm
  2. 🌧️ Sorriso (MT): 92,0 mm
  3. 🌧️ Nova Porteirinha-Janaúba (MG): 91,2 mm
  4. 🌧️ Fortaleza (CE): 90,6 mm
  5. 🌧️ Ponta Porã (MS): 72,6 mm
  6. 🌧️ Paranoá-Coopa (DF): 71,4 mm

Na noite deste domingo (18), Teresina foi atingida por uma intensa chuva, resultando em alagamentos em diversos pontos da capital. Carros e motocicletas foram arrastados pela correnteza. Além disso, um semáforo de trânsito foi derrubado e os serviços da central de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram temporariamente interrompidos.

Vídeos registrados por moradores do bairro Satélite, situado na zona Leste de Teresina, mostram ruas alagadas e com correntezas intensas. Em uma das gravações, um homem tenta ajudar um entregador de delivery, que procura um local elevado na calçada de uma residência para se proteger da força da água.

CLIQUE AQUI E VEJA O VÍDEO



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES