Círculo 'aparece' ao redor do Sol no Norte do Piauí e imagens impressionam

Em determinadas circunstâncias, a manifestação do halo solar (ou lunar) pode preceder uma tempestade

Círculo 'aparece' ao redor do Sol no Norte do Piauí e imagens impressionam | Clemilton Silva
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Moradores do Norte do Piauí se surpreenderam com um círculo colorido ao redor do Sol na manhã desta sexta-feira (8). O fenômeno possui uma explicação científica conhecida como halo solar, um efeito óptico natural quando os raios solares atravessam nuvens cirrus contendo cristais de gelo, que atuam como prismas, dividindo a luz em cores e proporcionando esse espetáculo visual.

Em determinadas circunstâncias, a manifestação do halo solar (ou lunar) pode preceder uma tempestade, pois é frequente a formação de nuvens de grande altitude antes da chegada das massas nuvem carregadas que desencadeiam chuvas intensas, acompanhadas de raios e rajadas de vento. 

Porém, a presença de nuvens altas também pode ocorrer em situações de marcada divergência de ventos nas camadas superiores da atmosfera.

Em Piripiri, o blogueiro Clemilton Silva conseguiu registrar o halo em um ângulo perfeito, em que a imagem de São Francisco de Assis, que fica no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, aparenta estar segurando o círculo colorido.

Halo solar em Piripiri (Foto: Clemilton Silva)

Halo solar em Piripiri (Foto: Clemilton Silva)

Halo solar em Teresina (Foto: Ananda Soares)

Alerta de baixa umidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (8), um alerta amarelo de perigo potencial em quase todo o Piauí. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%, apresentando baixos riscos de incêndios florestais e à saúde. 

Apenas alguns municípios do norte, litoral e sul do estado não estão abrangidos no alerta, incluindo Teresina, Esperantina, Amarante, Monsenhor Gil, Demerval Lobão, Parnaíba, Floriano, Guadalupe e Uruçuí.

Com o intenso calor e baixa umidade, o Inmet recomenda cuidados, como ingerir bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e evitar exposição ao sol durante os períodos mais quentes do dia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES