CISLA zera fila de espera por biópsia mamária das unidades de saúde

Por meio dessas biópsias é possível diagnosticar o câncer de mama e o médico planejar, junto com a paciente, o tratamento a ser realizado

CISLA zera fila de espera por biópsia mamária das unidades de saúde | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA), gerido pela prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), é a única unidade de saúde pública municipal que realiza o procedimento conhecido como biópsia mamária. A fila de espera pelo procedimento está zerada. Por meio dessas biópsias é possível diagnosticar o câncer de mama e o médico planejar, junto com a paciente, o tratamento a ser realizado.

“Quando iniciamos as biópsias em 2021 tínhamos uma longa fila de espera pelo procedimento, que só era realizado no Hospital Universitário, não tínhamos na rede municipal. Agora zeramos esta fila de espera. Um impacto muito bom para o diagnóstico precoce do câncer de mama, dando mais celeridade ao tratamento”, explica a mastologista do CISLA, Edinari Nunes.

O CISLA oferta dez vagas por semana para a realização de biópsia mamária, que é requisitada após realização de exames como mamografia ou ultrassom mamária, ou exame clínico com suspeita médica. Para ter acesso ao procedimento a paciente é encaminhada via Unidade Básica de Saúde.

Em 2023 já foram realizadas no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo o total de 101 biópsias mamárias, sendo que 37 delas deram positivas para câncer. Ao todo a unidade de saúde realizou 3.335 consultas com mastologistas.

Pacientes em fila de cirurgias eletivas devem atualizar dados cadastrais

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) aprovou em reunião da Comissão Intergestora Bipartite, o prazo de 10 dias (a contar da data da convocação dos gestores municipais) para atualização do cadastro de pacientes que estão na fila da Regulação Estadual para cirurgias eletivas. A medida visa qualificar a fila e agilizar o acesso aos procedimentos, sendo necessário, portanto, que os usuários se direcionem às Unidades Básicas de Saúde de seus municípios e que os gestores municipais realizem busca ativa.

O prazo para o início da atualização cadastral terá início nesta quinta-feira (17), quando os municípios terão dez dias para entregar os documentos atualizados para a Sesapi, como explica o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES