Defesa Civil faz alerta para cuidados com a incidência de raios durante chuvas

Segundo a Sedec, o Piauí é conhecido por ser um dos mais propícios às descargas elétricas na região Nordeste.

Defesa Civil realiza orientações para cuidados com a incidência de raios | Neto Fotografia / @nettofotografia
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após emissão de alerta de chuvas intensas para o Piauí nesta segunda-feira (04), a Secretaria da Defesa Civil (Sedec) alertou a população piauiense para a enorme quantidade de incidência de raios e os cuidados que devem ser tomados durante o período chuvoso no estado. Segundo a Sedec, o Piauí é conhecido por ser um dos mais propícios às descargas elétricas na região Nordeste.

De acordo com dados do levantamento realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mais de 800 pessoas morreram nos últimos 10 anos ao serem atingidas por descargas elétricas. Em 2022, no último ano de levantamento, teve o menor número de brasileiros mortos atingidos por raios, mesmo com números altíssimos em relação aos outros países do mundo.

Ainda conforme o Elat, a cada 50 óbitos no mundo, um acontece no Brasil. O país é o segundo na América Latina com o maior índice de mortes causadas por raio, atrás somente do México. Para o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, é essencial redobrar os cuidados durante o período chuvoso, principalmente em relação a temporais.

"Quando nós falamos de descargas elétricas, principalmente a descarga nuvem-solo, que é a mais comum e apresenta maior grau de risco, o estado do Piauí ganha um destaque na região Nordeste como o segundo em maior concentração de descargas elétricas. O Piauí também é o estado em que há muitas ocorrências de acidentes, principalmente envolvendo animais e pessoas, com uma taxa de letalidade razoável", explica o diretor.

Werton também ressalta que, devido ao período das férias escolares, que coincidem ao período chuvoso, as pessoas costumam visitar balneários, clubes, praias e outras áreas abertas como campos de futebol, que são propícios a descargas elétricas.

"Outro fator de risco para descargas elétricas é o posicionamento sob janelas, varandas, ou mesmo pessoas que estão dentro de suas casas, que é o local mais seguro, mas que esteja manuseando equipamentos eletrônicos conectados à rede elétrica. Evitando esses riscos desnecessários, nós garantimos o maior patrimônio de todos, que é a vida", afirma o diretor.

Como o raio também é considerado risco, a Defesa Civil do Estado do Piauí adota uma campanha de sensibilização e conscientização da população em relação aos raios durante a pré-temporada, que é a fase do B-r-ó-bró com as chuvas ocasionais, e durante a quadra chuvosa, que vai de janeiro a abril.

Devido a esses fatores que faz de muitas cidades piauienses, inclusive a capital, Teresina, a chapada do corisco, conhecida pela sua grande quantidade de raios.

ORIENTAÇÕES 

A Sedec afirmou que as instruções para proteção listados a seguir são referentes à Cartilha de Proteção Contra Raios no Brasil, criadas pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe):

  • - Incidência de raios: pode acontecer pouco antes da chuva começar ou no estágio final da tempestade. Portanto, busque abrigo tão logo veja nuvens carregadas no céu ou escute um trovão, que sinalizam o início da tempestade. Evite sair para lugares abertos, ou entrar na água de mar, rio ou piscina imediatamente após a chuva.
  • - Tempestade em área rural: evite colher frutas, abrigar-se ou caminhar perto de árvores, ficar próximo de animais, cercas de arame, veículos como tratores, carros ou carrocerias de caminhões. Além disso, também pode ser perigoso carregar objetos metálicos pontiagudos como facões, enxadas e pás não são recomendados.
  • - Tempestade ao ar livre: não é recomendado continuar jogando futebol ou permanecer no campo, caminhar em áreas descampadas, como terreno baldio, cemitério e canteiro de obra e caminhar ou ficar parado em rodovias, ruas ou estradas. Subir em locais altos, como telhados, terraços e montanhas e ficar próximo a varal de metal, antena ou portão de ferro são locais propícios a descargas elétricas.
  • - Tempestade em praia, rio ou piscina: É perigoso permanecer dentro da água, caminhar às margens da água na faixa de areia, calçadão, beira de rio ou piscina e permanecer embaixo de guarda-sol, tendas e quiosques. Não é recomendado ficar próximo a embarcações atracadas e realizar atividades de pesca navegando em embarcações ou na beira da água.
  • - Tempestade dentro de casa: utilizar equipamentos elétricos ligados à rede elétrica ou ficar perto de tomadas, falar ao telefone com fio ou utilizar celular conectado ao carregador podem ser considerados grandes riscos durante uma tempestade. Tomar banho em chuveiro elétrico, ficar próximo a janelas, portas metálicas e à rede hidráulica (torneiras e canos), também são cenários perigosos.
  • - Sem abrigos seguros por perto: é recomendado afastar-se de qualquer ponto mais alto e de objetos metálicos, mantendo os pés juntos e agachando-se até a tempestade passar. Não fique deitado. Embora não seja uma posição confortável, nesse caso é a opção mais segura.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES