Defesa Civil no Piauí planeja ações para o período mais seco do ano

Esse período tem impacto sobre a produção agrícola e pecuária de modo geral, além de possíveis incidências de queimadas

Defesa Civil no Piauí planeja ações para o período mais seco do ano | Arquivo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a aproximação do fim do período chuvoso, que no Piauí é mais intenso entre os meses de janeiro a abril, inicia-se a estação mais seca do ano. Em vista disso, a Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) já está trabalhando em planejamentos e ações para enfrentar esse novo período. 

O assessor técnico da Sedec, Werton Costa, afirma que está sendo feita uma avaliação de todo o desempenho da secretaria, das demandas atendidas e do grau de coordenação e assistência prestada aos municípios. “Nesse momento de transição, do período chuvoso para o seco, nós estamos desenvolvendo um planejamento para o pós-chuva, o período de estiagem”, completa o climatologista.

Defesa Civil no Piauí planeja ações para o período mais seco do ano - Foto: Ascom

Ele conta que esse período tem impacto sobre a produção agrícola e pecuária de modo geral, além de possíveis incidências de queimadas. “E é a partir daí que a Sedec irá unir esforços, capacitando o material humano, equipando as brigadas, focando no atendimento às demandas hídricas, trabalhando com o sistema de reservação de água e assistindo às comunidades impactadas”, destaca Werton.

O assessor ressalta, ainda, o empenho do órgão em minimizar a atuação dos carros-pipa. “Estamos desenvolvendo políticas mais estruturais de intervenções que possam efetivamente garantir o que chamamos de convivência com o semiárido, trabalhando com conhecimento, informação e construindo o Plano Estadual de Defesa Civil do Piauí, considerando a realidade dos municípios e suas vulnerabilidades socioeconômicas e ambientais”, diz Costa.

Gabinete de crise

O Governo do Piauí estabeleceu um gabinete de crise com o propósito de implementar medidas emergenciais durante o período chuvoso. O objetivo principal é tomar medidas de prevenção, antecipação de riscos e resolução da crise causada pelos alagamentos e inundações, além de adotar as providências necessárias para restaurar a normalidade.

O grupo é composto por várias secretarias governamentais, como a Secretaria de Governo, Secretaria de Estado da Defesa Civil, Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí e a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). O grupo se reúne sempre que ocorrem transtornos na população ou no exercício das atividades socioeconômicas em uma, ou mais regiões do estado, em decorrência das chuvas e enchentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES