Deputados piauienses debatem PL das Fake News em plenário da Alepi

Limma afirmou que as empresas de tecnologia que dominam o mercado não têm interesse na aprovação da lei

Deputados piauienses debatem PL das Fake News em plenário da Alepi | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na sessão plenária desta quarta-feira (4), os deputados Aldo Gil (PP) e Francisco Limma (PT) apresentaram suas opiniões em relação ao Projeto de Lei das Fake News, que atualmente está em votação na Câmara dos Deputados, em Brasília. O deputado Aldo Gil afirmou que o projeto representa uma forma de censura, enquanto o deputado Francisco Limma argumentou que o objetivo do projeto é estabelecer regras para o uso das redes sociais.

Aldo Gil defendeu a importância de proteger a liberdade de expressão e afirmou que qualquer pessoa que valorize a liberdade deve se opor ao Projeto de Lei das Fake News. Ele também associou o projeto à esquerda política, sugerindo que o objetivo do projeto é dar mais poder a esse espectro político.  

“A esquerda percebeu que perdeu as redes sociais. Eles conseguem controlar boa parte da mídia, da imprensa tradicional. A Rede Globo, por exemplo, calcula que deverá lucrar até R$ 300 milhões se passar o PL das Fake News, só do Google, só com as pesquisas a respeito das notícias. Então, esse projeto é desprezível. Os defensores da liberdade não podem se conformar”. 

Deputados piauienses debatem PL das Fake News em plenário da Alepi - Foto: Ascom/Alepi

De acordo com Aldo Gil, o governo que dizia ser defensor da democracia e da liberdade “trabalha hoje, através desse PL, para pôr fim à liberdade de expressão no nosso país. Eu digo não à ditadura da informação”.

Francisco Limma se mostrou contrário aos argumentos do parlamentar do Progressistas, e argumentou que a matéria “estabelece regras para o uso das redes sociais de forma democrática, sem expor ninguém, sem estimular a violência, sem incitar as pessoas contra a lei e a ordem”. 

Limma afirmou que as empresas de tecnologia que dominam o mercado não têm interesse na aprovação da lei, pois terão que organizar “um aparato que cuide melhor das publicações, das divulgações que são feitas através das grandes redes”. 

O petista argumentou que eventos como o 8 de janeiro, em que pessoas invadiram o Congresso Nacional, e os ataques às escolas foram trabalhados e divulgados através das redes sociais. “O que o projeto faz é coibir crimes que hoje estão previstos na legislação. Violência contra a criança, violência contra o estado democrático de direito, atos terroristas, a instigação ao suicídio e à mutilação, o racismo, a violência contra as mulheres e mais pobres. Violência todo e de qualquer tipo”, disse.

(Com informações da Alepi)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES