Enem 2023: estudantes participam do 1º dia do exame neste domingo no Piauí

Quase 4 milhões de candidatos estão registrados para participar do Exame, que terá início hoje com as provas de linguagens, ciências humanas e a redação.

Alunos nos seus locais de prova para a realização do Enem 2023 | Pedro Arimateya
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

ATUALIZADO ÀS 16H15


Segundo professores que já tiveram acesso a prova do 1º dia do Enem 2023, ela apresentou um equilíbrio no nível de dificuldade, incluindo questões de fácil, média e alta complexidade. Em uma dessas questões, foi destacado a presença de termos racistas contextualizado em um cântico da torcida do Fluminense direcionado à torcida do Flamengo, que mencionava  "mulambo imundo".


Além desse tema, as perguntas abordaram uma variedade de tópicos, incluindo:


- Caetano Veloso, com a música "Alegria, alegria"; 

- Paulo Freire e a pedagogia da autonomia; 

- Valorização da identidade indígena; 

- Machismo (com a personagem de "Os Jetsons" sendo vítima de piada preconceituosa); 

- Envelhecimento da população; 

- História da Palestina; 

- Migração de judeus para o Brasil; 

- Espetáculo de dança em que mulheres apareciam sem a parte de cima da roupa; 

- Ditadura militar no Brasil e censura imposta no período; 

- Mudanças climáticas e aquecimento global;

 - Jogos olímpicos;

 - Violência de gênero e racial; 

- Revolução Francesa; 

- A importância dos esportes eletrônicos

ATUALIZADO ÀS 14H24

O inep divulgou o tema da redação do Enem 2023. Os estudantes devem discorrer sobre "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.  O texto deve ser de até 30 linhas na modalidade dissertativo-argumentativo.  

ATUALIZADO ÀS 13H30

As provas do Enem 2023 já tiveram início. Em breve, descobriremos qual será o tema da redação deste ano. A conclusão da aplicação do primeiro dia está programada para às 19h, de acordo com o horário de Brasília.

ATUALIZADO ÀS 13H

Prazo encerrado! Os candidatos que vão realizar o exame já devem estar no interior dos locais de prova, uma vez que as entradas foram fechadas pontualmente às 13h. Conforme o cronograma, a prova terá início em 30 minutos.

Alguns candidatos na Universidade Federal do Piauí (UFPI) correram contra o tempo para tentar encontrar a sala correspondente ao cartão de provas.

Portões foram fechados pontualmente às 13h em todos os locais de prova - Foto: Pedro Arimateya

Alunos correm para encontrar a sala para a prova do Enem 2023 - Foto: Pedro Arimateya

Alunos correm para encontrar a sala para a prova do Enem 2023 - Foto: Pedro Arimateya

ATUALIZADO ÀS 12H55

Antonio Valdir é pai de duas meninas, as filhas vão fazer pela primeira vez. “Para mim é uma grande satisfação, né? Que minha filha também está fazendo pela primeira vez. O nome dela é Maria Letícia, ela está um pouco nervosa, mas a mãe e o pai sempre conversam muito com ela, graças a Deus, que ela está bem. Vai ser uma grande satisfação pela primeira vez. Viemos cedo pra ninguém não perder o horário”, disse.

Antonio Valdir fala sobre o orgulho com as filhas prestando Enem pela primeira vez - Foto: Pedro Arimateya

ATUALIZADO ÀS 12H45

A jovem Taísa Bernardino, de 18 anos, não passou para o curso que tanto queria na edição passada. Ela resolveu mudar o percurso e começou a trabalhar, esse ano volta cheia de esperança para tentar novamente uma vaga no ensino superior.

“Estou nervosa, mas com fé em Deus vai dar tudo certo. E eu espero que dê certo, para que eu possa tomar o rumo na minha vida. Eu não vou mentir, que foi desses últimos três meses que eu dei um gás maior, porque também eu trabalho, né? Aí tem que te conciliar, é um pouquinho difícil, mas deu certo”, pontua.

Taísa Bernardino concilia rotina de estudos com trabalho - Foto: Pedro ArimateyaATUALIZADO ÀS 12H40

Muitos alunos se concentram na frente dos seus respectivos locais de prova. Vale lembrar que os portões se fecham às 13h e o início das provas será às 13h30. 

Na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) do campus Pirajá, é possível notar muitos candidatos acompanhados dos pais ou responsáveis, vendedores ambulantes dando uma ajudinha para os 'esquecidos' com a venda de canetas, águas e lanches e profissionais de diversas instituições de ensino que se deslocam até os locais para dar o último apoio para os seus alunos.

Candidatos na frente da Universidade Estadual do Piauí - Foto: Pedro Arimateya

Candidatos na frente da Universidade Estadual do Piauí - Foto: Pedro Arimateya

Candidatos na frente da Universidade Estadual do Piauí - Foto: Pedro Arimateya

ATUALIZADO ÀS 12H30

O Secretário de Educação, Washington Bandeira, destacou a preparação feita durante todo o ano com os alunos, e pontua que todos estão prontos para a prova.

“Esse foi um ano de preparação muito intensa, muito positiva, com uma série de ações inéditas dentro do Acelera Seduc pra fortalecer as aprendizagens e realmente deixar os nossos estudantes muito bem preparados para esse momento do Enem e nós temos certeza que teremos resultados ainda melhores em relação ao ano passado porque os nossos estudantes estão muito bem preparados, tranquilos e relaxados, inclusive com esse apoio até o último momento antes da prova em vários pontos de aplicação em todo Piauí”, disse.

Secretário de Educação do Piauí fala sobre a importância da preparação dos alunos - Foto: Pedro Arimateya

Seduc dá apoio para os alunos momentos antes da prova - Foto: Pedro Arimateya

ATUALIZADO ÀS 12H13

A Secretaria de Educação do Piauí está distribuindo na porta de quatro grandes polos onde acontece as provas, kits para os alunos. O pacote contém caneta, chocolate e água, além de uma equipe de psicólogos.

“Nós estamos aqui com um ponto de apoio, distribuindo canetas, de acordo com o padrão exigido, chocolate e água. Estamos com uma equipe multiprofissional, com psicólogos, fazendo técnicas de relaxamento para os candidatos e uma palavra de incentivo, um abraço, um apoio, encorajamento para que eles consigam fazer uma boa prova e entrem já com as emoções tranquilas”, disse Kelly Sousa da 21º Regional da Seduc.

Secretaria de Educação do Piauí distribuiu kits para os alunos nas escolas - Foto: Pedro ArimateyaATUALIZADO ÀS 12H

Começa na tarde deste domingo (05) o primeiro dia de Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), os portões de todas as instituições abriram pontualmente às 12h em todo o Brasil. No estado do Piauí, um total de 99.644 candidatos estão inscritos para participar da prova.

Quase 4 milhões de candidatos estão registrados para participar do Exame, que terá início hoje com as provas de linguagens, ciências humanas e a redação.

Itens essenciais para levar para o Enem incluem:

- RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são aceitos).

- Caneta esferográfica transparente com tinta preta (é aconselhável ter pelo menos duas canetas em caso de falha).

- Cartão de confirmação de inscrição.

- Lanche (é recomendável trazer alimentos energéticos, como chocolates, castanhas e barras de cereais) e água em uma garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulos). O lanche pode ser sujeito a inspeção por parte do fiscal da sala.

Candidatos já se encontram nos locais de prova em Teresina - Foto: Pedro Arimateya



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES