Esgotamento sanitário: obras vão eliminar esgotos que correm a céu aberto

O sistema evita a propagação de mais de 100 doenças, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esgotamento sanitário: obras vão eliminar esgotos que correm a céu aberto. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Considerado um dos parâmetros de desenvolvimento socioeconômico de uma cidade, o esgotamento sanitário possui grande impacto na saúde pública. O sistema evita a propagação de mais de 100 doenças, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), já que o tratamento aplicado no esgoto gerado de residências e estabelecimentos comerciais diminui a quantidade de poluentes e de agentes biológicos, incluindo bactérias, vírus e parasitas.

Teresina vem evoluindo de forma significativa nos últimos anos, saindo de 19% (em 2017) para os atuais 43,4% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto. Atualmente, a concessionária Águas de Teresina está com diversas obras na cidade, cujo objetivo é alcançar até o final do próximo ano 59% de cobertura e eliminar os esgotos a céu aberto. Com isso, uma prática antiga dos moradores de “limpar o esgoto” que passa na porta de casa será eliminada, amenizando odores e focos de doenças.       

Para o morador do bairro Macaúba, Francisco da Costa, as obras que passam na rua dele representam a esperança de dias mais saudáveis, pois vai acabar de vez com toda a sujeira que o esgoto reúne da porta de sua casa. “Essa água suja que vem para nossa porta só serve para causar mau cheiro e juntar mosquito. Todo dia a gente precisa limpar para amenizar a situação e não correr o risco de pegar alguma doença”, destaca o aposentado.

Nesse período de 2023 a 2024, a Águas de Teresina vai investir R$ 300 milhões nas obras de esgoto da capital. Enquanto a empresa implanta a estrutura, a ligação intradomiciliar e as adequações internas no imóvel para permitir a conexão à rede de esgoto são de responsabilidade dos moradores. A concessionária mantém uma rotina de visitas de agentes socioambientais, porta a porta, para orientar a população acerca das responsabilidades e falar sobre todos os benefícios do saneamento.

“O trabalho dos agentes socioambientais é feito diariamente, para que os moradores compreendam que o esgotamento sanitário acontece em parceria e que, ao final, todos ganham com os investimentos que visam retirar os esgotos a céu aberto. Para isso é importante que a população faça a sua parte e realize a conexão do seu imóvel à rede, a cada fechamento de canteiro”, explica o diretor executivo da Águas de Teresina, Renee Chaveiro.

Confira o cronograma de atividades de 02/10 a 06/10:

Canteiros de obras

• Poti Velho – implantação da rede coletora nas ruas Sapucaia, Desembargador Flávio Furtado.

• Alto Alegre – implantação da rede coletora na rua Castelo do Piauí.

• Nova Brasília – Início da construção de uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE) nas ruas Técnico Joaquim Soares, José Santana e Santa Helena.

• Real Copagre – implantação da rede coletora nas Raimundo Soares Cordeiro, Governador Arthur de Vasconcelos, Dourados, Rua da Palma.

• Piçarra – implantação da rede coletora nas avenidas Higino Cunha, São Raimundo e Odilon Araújo e rua Otoniel Bastos.

• Centro – implantação da rede coletora nas ruas: Clodoaldo Freitas, Desembargador Freitas e Coelho de Resende.

• Vermelha – implantação da rede coletora de esgoto nas ruas Vinte e Um de Abril, Manoel da Paz, João Cabral, Riachuelo, Firmino Pires, Zeferino Vieira, João Virgílio, Barroso, Pires Rebelo, João Bastos, Henrique Dias, Simplício Mendes, 13 de Maio.

• Macaúba – implantação da rede coletora de esgoto nas ruas Gabriel Ferreira, Sete de Setembro, Vinte e Um de Abril, Vinte e Quatro de Janeiro, Murilo Braga, Eurípedes Aguiar, Climério Bento Gonçalves. 

• Pirajá (Estação de Tratamento de Esgoto) – ampliação da Estação Elevatória de Esgoto e serviço estrutural do Tratamento Preliminar.

Visitas socioambientais

• Centro, Vermelha, Macaúba, São Pedro, Real Copagre, Poti Velho, Nova Brasília, Alto Alegre, Parque Alvorada e Piçarra.

Reuniões com a comunidade

• Piçarra, Macaúba, Vermelha, Alto Alegre e Itaperu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES