Expoapi 2023: Leilões de gado e exposições movimentam setor da agropecuária

O terceiro dia de evento foi marcado por julgamentos e mensurações das raças Girolando e Nelore.

Expoapi 2023: Leilões de gado e exposições movimentam setor da agropecuária | Jéssica Dayane/ Portal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Shows gratuitos, leilões, máquinas agrícolas, comidas típicas, exposição de animais e vendas de produtos, tudo isso e muito mais faz parte da programação da 72º edição da tradicional Exposição Agropecuária do Piauí, a Expoapi. O terceiro dia de evento foi marcado por julgamentos e mensurações das raças Girolando e Nelore. 

Além disso, nesta terça-feira (05), abrindo os leilões da Expoapi, ocorreu o leilão “Estrelas do Leite”. Na ocasião, diversas vacas da raça girolanda foram ofertadas, mostrando a grandiosidade da raça para quem almeja aumentar a produção e a eficiência na criação de gado leiteiro. De acordo com o deputado estadual, João Mádison, o Piauí se destaca em relação ao gado. 

“Nós não estamos de igual para igual com qualquer estado em relação a gado de leite. Amanhã nós teremos o leilão da raça Nelore e o leilão de cavalo, na quinta nós temos o de girolanda e gir leiteiro e na sexta nós teremos o maior leilão de nelore, que é o jóias da raça. No sábado nós teremos o leilão de ovinos e caprinos pela manhã e às 15h o de produção de nelore. Fora a nossa vaquejada”, afirmou o deputado. 

Espaço Tatersal, onde ocorrem alguns dos leilões./Foto: Jéssica Dayane

Localizada no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, às margens da  BR-343, a Expoapi conta com mais de 400 expositores de animais das mais diversas espécies e raças, dentre equinos, bovinos, caprinos e ovinos. Além das outras atrações, o público se divertiu e dançou forró ao som das bandas Jeffinho, Anny Barbi, Lairton dos Teclados e os Meninos de Barão. 

Shows gratuitos fazem parte da programação do evento./Foto: Jéssica Dayane

“A Expoapi é uma das grandes feiras da região norte, nordeste, e do país como um todo”, afirmou Gabriel Garcia, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). Segundo ele, a expectativa é que até o final do evento haja um faturamento de quase R$ 100 milhões.

Presidente da ABCZ./Foto: Jéssica Dayane

O evento, que finaliza no domingo (10), deve receber mais de 300 mil pessoas durante oito dias. Em sua segunda vez no Piauí, primeira como presidente da associação, Garcia ainda destacou que é notório a qualidade dos animais que estão sendo expostos, do nível dos criadores e produtores, e da feira como um todo. 

“Então tenho certeza que a Expoapi está entre as grandes feiras do país. Tem uma expectativa de quase 100 milhões de faturamento até o final da feira entre todo o pessoal aqui. Isso mostra que, na pecuária, dependendo do ciclo que ela vive, o investimento do produtor de carne, o produtor de leite em genética. O gado puro é o mesmo que a semente de boa qualidade”, pontuou o presidente da ABCZ.

FOMENTO AO AGRONEGÓCIO

Marcando presença em um dos maiores eventos agropecuários do Piauí, o Prefeito de Bom Jesus, Nestor Elvas, ressaltou que a cidade está evoluindo no agronegócio e na pecuária, e que vem atraindo pessoas de outros estados do país. Diante disso, ele afirmou que a Expoapi do ano passado para este ano, triplicou o seu tamanho, além de incentivar os microempreendedores. 

“A Expoapi, hoje, você vê que do ano passado para cá, proporcionalmente, praticamente triplicou. É uma honra participar aqui deste evento, estamos novamente aqui prestigiando esse evento. O agro e a pecuária é que movimenta o mundo, não só o Estado. Então um evento desse com certeza vai engrandecer mais ainda a economia do nosso estado. A maior força dessa economia hoje está dentro do agro”, destacou o prefeito.

Emanuel Freire, fazenda Vitória ciadora de gado da raça Nelore./Foto: Jéssica Dayane

Para o criador, Emanuel Freire, da fazenda Vitória, não é diferente! Ele declarou que a feira está superando as expectativas. “Para nós criadores aqui do Piauí é o momento mais importante do ano, a gente se prepara o ano inteiro, prepara os animais o ano inteiro para trazer o que tem de melhor da nossa fazenda e também do Brasil, falando especificamente da raça nelore, que é a raça que a nossa fazenda trabalha”, disse.

Gado da Fazenda Silverado./ Foto: Jéssica Dayane

Proporcionando mudança de atitude do produtor e do trabalhador rural, o stand do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar oferta cursos e acompanhamentos gratuitos para os novos empreendedores. Silvio Brito, gerente de assistência técnica e gerencial, disse que o intuito é que eles mudem o manejo e o processo para comercializar seus produtos para que assim consigam ter uma boa gestão do seu negócio.

Senar oferece cursos e acompanhamento./Foto: Jéssica Dayane

Os leilões continuam! Nesta quarta-feira (06), terá o 10º Leilão Piauí Horse e o leilão Fazendas Vitória, Diamantina e Silverado, no espaço Tatersal.  Além disso, artistas locais e nacionais como Xand Avião, Solange Almeida e Mara Pavanelly, são alguns dos nomes confirmados para movimentar o público nos oito dias de evento. Confira a programação das apresentações musicais aqui!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES