FMS lança ferramenta para monitoramento de dengue e chikungunya

Mosquito vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo

Fferramenta da FMS vai poder monitorar o mosquito da dengue | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está lançando uma nova plataforma para registro dos dados de dengue e chikungunya (as chamadas arboviroses) no município de Teresina. O boletim será atualizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS TERESINA) e vai viabilizar o monitoramento das doenças por todos que tiverem interesse.

Ferraamenta - Está disponível para o acesso público por meio no site da fms https://site.fms.pmt.pi.gov.br/ e tem por objetivo reunir dados abrangentes e atualizados sobre a dengue e chukungunya, fornecendo uma visão detalhada do panorama epidemiológico no município. “Queremos assim garantir a transparência no fornecimento de informações e fomentar as iniciativas de combate à doença”, diz Walfrido Salmito, diretor de Vigilância em Saúde da FMS.

Execução - A iniciativa faz parte das ações contra a dengue que estão sendo executadas a partir das ações do Plano municipal de Contingência das Arboviroses Urbanas estabelecido pela FMS.

Aedes aegypti - É o nome da principal espécie que transmite os vírus da dengue, o vírus causador da febre chikungunya e o Zika vírus. Essa espécie tem como característica a presença de marcações brancas nas pernas e no dorso (em formato de uma lira).

Leia Mais

É um mosquito doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo. A fêmea tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano para fazer a maturação dos seus ovos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES