Gabarito oficial do Enem será antecipado para esta terça (14), diz MEC

Conforme comunicado do governo, o edital do Enem estabelece que o Inep tem até 24 de novembro para publicar o gabarito oficial

Gabarito oficial do Enem será antecipado para esta terça (14), diz MEC | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste domingo (12), o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), anunciou que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) planeja antecipar a divulgação do gabarito oficial do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para esta terça-feira (14). Conforme o ministro, o gabarito oficial estará disponível por volta das 19h, sendo publicado no site do Inep. 

"O gabarito oficial, que estava previsto para o dia 24/11, o Inep vai ter a possibilidade de antecipar a divulgação", disse Camilo, em entrevista coletiva convocada após a realização do segundo dia de provas do exame deste ano —o primeiro ocorreu em 5 de novembro. "Terça-feira [14] o Inep vai antecipar, por volta das 19h, a divulgação do gabarito oficial das provas do Enem."

Conforme comunicado do governo, o edital do Enem estabelece que o Inep tem até 24 de novembro para publicar o gabarito oficial, prazo que foi agora adiantado. Também no domingo, o governo divulgou que quase um terço dos inscritos no Enem não participou nos dois dias de prova. Dos 3,9 milhões de inscritos, 1,2 milhão não realizou o exame, o primeiro sob a atual gestão do presidente Lula (PT). A taxa de abstenção do exame foi de 32%, mantendo-se em linha com os padrões dos últimos anos, conforme dados divulgados pelo governo no domingo.

No Enem do ano passado, faltaram aos dois dias do exame 32,1% dos inscritos, segundo dados divulgados neste domingo. Foram eliminados neste domingo 2.217 candidatos por algum problema na aplicação. Camilo afirmou ainda que o Inep identificou que imagem da prova circulou novamente nas redes neste domingo, a partir das 17h —depois do exame ter começado. No primeiro dia, 4.293 haviam sido eliminados. Não houve registros de presos neste domingo.

(Com informações da FolhaPress - Paulo Saldaña e Ricardo Della Coletta)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES