Governo do Piauí inaugura 1ª unidade especializada em AVC

A unidade de AVC comporta dez leitos e uma equipe especializada formada por sete neurologistas, sete clínicos gerais, médicos endovasculares, enfermeiras, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Governo do Piauí inaugura 1ª unidade especializada em AVC | Divulgação/Sesapi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Piauí inaugurou nesta segunda-feira (12) a primeira unidade pública especializada no tratamento de pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) tipo III do estado. A unidade foi instalada no maior hospital público do estado, o Hospital Getúlio Vargas (HGV).

Superintendente de gestão da rede de média e alta complexidade, Dirceu Campelo explica que a unidade foi criada para dar um atendimento mais eficaz e rápido às pessoas acometidas pelo AVC. Dados do Portal de Transparência dos Cartórios de Registro Civil mostram que a doença é a maior causa de mortalidade no Brasil.

Governo do Piauí inaugura 1ª unidade especializada em AVC (Foto: Divulgação/ Sesapi)

"Teremos médicos clínicos com experiência em unidade de terapia intensiva e pacientes críticos, além de neurologistas 24 horas por dia", disse o gestor. 

A unidade de AVC comporta dez leitos e uma equipe especializada formada por sete neurologistas, sete clínicos gerais, médicos endovasculares, enfermeiras, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Leia Mais

Diretora-geral do HGV, Nirvana Carvalho comentou que a nova unidade também contará com uma equipe para atendimento remoto em telessaúde para dar mais agilidade nos procedimentos iniciais de pacientes com sintomas da doença.  

“Tempo é ouro nesses casos, então quanto mais rápido esse paciente for atendido menos sequela e risco de óbito ele vai ter. Essa unidade é muito importante, a primeira pública, onde todos vão ter atendimento imediato”, enfatiza a diretora. 

Coordenador da linha de cuidados do AVC no estado, Romilto Pacheco destaca a importância da nova unidade para a saúde pública piauiense, dado seu elevado nível de complexidade para o diagnóstico e tratamento especializado contra a doença. “Essa inauguração representa um marco histórico para o estado do Piauí, sobretudo para a região Nordeste. Ao todo são 62 unidades de alta complexidade tipo III em todo o país, a maioria delas no Sul e Sudeste”, lembrou o neurointervencionista.

A nova unidade é um reforço aos trabalhos desenvolvidos pelas Linhas de Cuidado dos hospitais regionais, que já atenderam mais de 1.200 pacientes. Destes, 220 receberam o trombolítico, medicamento usado nesses casos.

O HGV agora conta com um espaço exclusivo, com 10 leitos monitorizados e uma equipe capacitada, conforme regulamentado pela portaria nº 800 do MS de 2015. "É uma oportunidade única para levar o tratamento do AVC a um novo patamar, disponibilizando uma Unidade tipo III, o maior nível de complexidade de diagnóstico e tratamento especializado", disse o secretário de saúde, Antonio Luiz.

Além da unidade de AVC do HGV, Teresina contará com uma rede de apoio de outras unidades hospitalares para garantir um melhor atendimento ao pacientes com AVC. Isso significa que os pacientes receberão um tratamento mais completo e integrado, com o suporte de uma equipe multidisciplinar e tecnologias avançadas. 

"Essa rede é fundamental para que possamos oferecer um atendimento de excelência aos pacientes, especialmente em casos mais complexos e de alta gravidade", explica o secretário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES