Sesapi inaugurará a 1º Unidade Pública de AVC no HGV na segunda-feira (12)

A equipe será composta de sete neurologistas, sete clínicos gerais, médicos endovasculares, enfermeiras, fisioterapeutas e fonoaudiólogos

Governo do Piauí inaugura a 1º Unidade Pública de AVC no HGV nesta segunda- | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, inaugurará na segunda-feira (12) a primeira unidade pública de tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Hospital Getúlio Vargas (HGV). A unidade conta com 10 leitos e uma equipe especializada dedicada ao atendimento dos pacientes vítimas de AVC. A solenidade de inauguração está programada para ocorrer às 8h.  A equipe será composta de sete neurologistas, sete clínicos gerais, médicos endovasculares, enfermeiras, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho afirmou que o serviço vai beneficiar todo o Piauí. “Esse é mais um serviço que O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, disponibiliza para o HGV que vai beneficiar todo o estado”, destaca.

Segundo o coordenador da Linha de Cuidados do AVC no Estado, Romilto Pacheco, será é um momento histórico, pois será um espaço exclusivo dentro do maior hospital estadual, onde os pacientes receberão um tratamento mais completo e integrado.

Leia Mais

“Além disso, a capital contará com uma rede de apoio de outras unidades com o suporte de uma equipe multidisciplinar e tecnologias avançadas. Essa rede de apoio é fundamental para que possamos oferecer um atendimento de excelência aos pacientes, especialmente em casos mais complexos e de alta gravidade”, explica o neurointervencionista.

Ele  acrescenta que os primeiros resultados nos hospitais regionais foram consolidados de forma positiva. “Em seis meses do início das Linhas de Cuidado, já foram atendidos 1.200 pacientes com AVC e Infarto Agudo do Miocardio (IAM) em todo o estado, sendo que 220 receberam o medicamento chamado trombolítico, que desentope o vaso da cabeça e do coração”, disse. 

O secretário de Saúde, Antonio Luiz,  enfatiza o alto padrão dos serviços oferecidos pelo HGV. “Isso significa que teremos cada vez mais piauienses atendidos com o mais alto padrão de assistência, o que certamente resultará em redução de mortes e de seqüelas”, afirma.

Para o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, o Piauí segue avançando no tratamento de AVC. “Estamos avançando a passos largos no tratamento do AVC em nosso estado e essa Unidade de AVC é um marco nessa jornada”, destaca.

 Número de cirurgias no HGV aumenta quase 14% no 1º quadrimestre

 O Hospital Getúlio Vargas (HGV) registrou um notável aumento no número de cirurgias eletivas e cardíacas nos primeiros quatro meses de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. No total, foram realizadas 5.888 cirurgias entre janeiro e maio. 

Esse crescimento pode ser atribuído ao fortalecimento da equipe multiprofissional do hospital, à aquisição de instrumentais de alta complexidade, à incorporação de novos equipamentos e à garantia dos insumos necessários. Esses investimentos permitiram que o HGV operasse em plena capacidade, alcançando assim as metas estabelecidas para o período.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES