Governo lança plano com ações conjuntas para controle de incêndios no Piauí

O plano tem como foco o fortalecimento das brigadas municipais de incêndio e contempla o eixo Piauí no Clima, do programa ECO Piauí

Governo lança plano com ações conjuntas para controle de incêndios no Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (31), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) lançou o Plano de Ações para a Prevenção e Controle de Queimadas no estado. O evento teve lugar no Centro de Educação Ambiental (CEA), situado no Parque Potycabana, bairro Noivos, em Teresina, e contou com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) e do Ibama. O responsável pela exposição do plano foi o auditor fiscal ambiental Carlos Eduardo Costa, que também é coordenador de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais da Semarh.

Daniel Oliveira, secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos ressaltou a urgência e importância de fortalecer as brigadas dos municípios, porque é por meio dessa parceria que o trabalho será executado de forma efetiva. “A Semarh já está finalizando a aquisição de equipamentos para os brigadistas e planeja instalar projeto-piloto em uma ou duas regiões do estado, de forma estratégica”, explicou o gestor. 

O diretor de Fiscalização da Semarh, major Dênio Marinho, destacou que o trabalho de prevenção e controle de incêndios não seria possível sem esse trabalho conjunto. “Já realizamos o treinamento dessas brigadas no primeiro semestre, para que neste segundo semestre, que é o período crítico, possamos atuar de forma eficaz”, disse o gestor. 

O trabalho de prevenção e controle das queimadas é parte dos compromissos abrangidos pelo eixo "Piauí no Clima" do Programa de Compromissos da Semarh, denominado ECO Piauí. Além disso, ainda neste ano, está previsto o lançamento do Plano Estadual de Ações Integradas de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais do Piauí, que vem sendo desenvolvido em parceria com diversos órgãos desde o primeiro semestre. 

Governo lança plano com ações conjuntas para controle de incêndios no Piauí - Foto: Ascom

Estiveram presentes ao lançamento: o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira; Thays Paiva, superintendente do Ibama; Norma Sueli, secretária da Sedec; major Fredson Abreu, do Batalhão do Policiamento Ambiental; major José Erismar, representando o Corpo de Bombeiros; o prefeito de Santa Filomena, Olavo Júnior; Fátima de Moura, secretária municipal do Meio Ambiente de São Pedro do Piauí.

(Com informações da Semarh)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES