HUT usa conceito de gestão japonês para melhorar o seu atendimento

Essa metodologia consiste em ir diretamente ao local onde as atividades realmente acontecem, ou seja, aos pontos de atendimento e assistência

Avalie a matéria:
Conceito de gestão japonês sendo aplicado no HUT | Ascom/HUT
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) utiliza o conceito japonês "Gemba" para aprimorar o processo de trabalho cotidiano e melhorar a qualidade do atendimento. Essa metodologia consiste em ir diretamente ao local onde as atividades realmente acontecem, ou seja, aos pontos de atendimento e assistência. O objetivo é mapear minuciosamente os processos de trabalho e interagir diretamente com os profissionais que atuam na assistência, buscando implementar ações de melhoria.

Com frequência, a diretoria, assessores técnicos e líderes da qualidade realizam visitas às clínicas, postos, UTIs e núcleos internos do hospital. Essas visitas têm como objetivo ouvir as demandas e necessidades diretamente dos profissionais que atuam no atendimento aos pacientes, como médicos, enfermeiras, técnicos e uma ampla variedade de colaboradores.  

Em resumo, essas são mudanças simples, mas que têm o potencial de corrigir possíveis inadequações e aprimorar significativamente o desempenho da unidade de saúde. Em um curto período de tempo, a metodologia "Gemba" já percorreu diversas áreas importantes, tais como o Laboratório de Patologia, a Clínica Médica, a UTI 4, a Unidade de Queimados e o Emad (Atenção Domiciliar).  ''A iniciativa já está gerando bons resultados como adequações de escalas de profissionais da limpeza, investimento no aquecimento da agua usada no banho de pacientes da UTI, ajudando a minimizar o desconforto, dentre outros'', explica o diretor técnico Italo Costa. 

Leia Mais

“As sugestões demonstradas, por meio do mapeamento dos processos nas próprias áreas, mostram o quanto os profissionais do HUT são dedicados a entregar uma assistência de excelência aos usuários do SUS e não medem esforços para salvar vidas”, afirmou médico e diretor geral Anderson Dantas.

O “Gemba” é um conceito da filosofia “Lean nas Emergências” ferramentas de gestão que caminham juntas com o propósito de tornar o atendimento mais eficiente e consolida uma nova cultura de gestão no HUT, Hospital de alta complexidade mantido pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES