Cirurgias ortopédicas no HUT crescem 8% nos primeiros cinco meses de 2023

A maioria das intervenções cirúrgicas ortopédicas é decorrente de fraturas provocadas por acidentes de trânsito

Cirurgias ortopédicas realizadas no Hospital de Urgência de Teresina | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Referência no atendimento de traumas, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), unidade SUS vinculada à Fundação Municipal de Teresina (FMS), registrou um total de 4.021 cirurgias ortopédicas de janeiro a maio deste ano, em comparação com 3.722 no mesmo período do ano anterior. Isso representa um aumento de 8%, sendo que essa especialidade corresponde a 62% de todas as operações realizadas no hospital em 2023.

A grande maioria das cirurgias ortopédicas é decorrente de fraturas ocasionadas por acidentes de trânsito, com mais de 80% dos casos envolvendo motocicletas. Além disso, quedas do mesmo nível, especialmente entre idosos, também contribuem significativamente para essas intervenções cirúrgicas.

Os dados da Unidade de Estatística mostram ainda que 51% das cirurgias realizadas no HUT são traumas de emergência que requerem intervenções de forma imediata e 49% são urgências, onde o atendimento é rápido e a cirurgia acontece em um curto prazo. 

Leia Mais

“As cirurgias ortopédicas no HUT aumentam a cada ano para atender a demanda da saúde pública, cerca de 27% dessas intervenções necessitam de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs), o que apresenta um maior custo para a rede de saúde”, afirmou o médico Ítalo Costa, diretor técnico do HUT.

“Fomos melhorando nossa forma de trabalhar, com a criação do serviço de trauma avançado que conta com leitos de cuidados específicos, um novo modelo de pronto atendimento preconizado pelo SUS e um suporte integrado com tecnologia para diagnósticos, agilizando o processo de cirurgias. A demanda é grande, pois o número de acidentes não para de crescer, mesmo assim conseguimos aumentar o número de procedimentos”, acrescentou o diretor geral, médico Anderson Dantas.  

O HUT é o maior serviço público na rede de urgência e emergência do Estado. Atua como retaguarda, alinhado com a Central de Regulação do SUS e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O Serviço de Ortopedia do hospital é formado por 36 ortopedistas realizando uma média de 27 cirurgias por dia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES