Imagens mostram devastação provocada por incêndio em Canto do Buriti

Em apenas um dia, a distância das chamas reduziu de 12 para 7 quilômetros da Serra das Confusões, o maior parque do bioma Caatinga.

Imagens mostram devastação provocada por incêndio em Canto do Buriti | Reprodução/Corpo de Bombeiros do Piauí
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Imagens capturadas pelo helicóptero da Polícia Militar do Piauí e por brigadistas do Corpo de Bombeiros mostram o cenário de devastação causado pelo incêndio que atingiu a zona rural da cidade de Canto do Buriti, localizada a 402 km de Teresina. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), o fogo foi controlado na madrugada desta quinta-feira (24) após 10 dias consumindo a mata da região.

Em apenas um dia, a distância das chamas reduziu de 12 para 7 quilômetros da Serra das Confusões, o maior parque do bioma Caatinga. O maior foco compreendeu uma extensão de 23 km. Um helicóptero foi enviado na tarde de quarta-feira (23) para auxiliar no combate às chamas, juntamente com mais uma equipe de brigadistas.

No período entre 14 de agosto e quinta-feira (24), a área total que foi atingida pelo incêndio florestal foi de cerca de 9.012 hectares, disse o capitão do Corpo de Bombeiros, William Borgeo. 

"Em apenas um foco secundário, mais de dois mil hectares foram queimados na quarta-feira, em uma fazenda chamada Santa Clara. Esse foco foi extinto, mas estamos preocupados com o foco principal, que está a aproximadamente 7 quilômetros do Parque da Serra das Confusões, o que é algo preocupante para a nós. Esse foco principal tem uma extensão de 23 quilômetros", disse.

Brigadistas está há seis dias combatendo as chamas em Canto do Buriti (Foto: Corpo de Bombeiros)

Existem suspeitas de que o incêndio possa ter sido intencional, possivelmente iniciado em meio a uma disputa entre produtores rurais da região, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh). O caso foi encaminhado à Polícia Civil, que está investigando o caso.

Imagens mostram a devastação provocada por incêndio em Canto do Buriti (Foto: Corpo de Bombeiros)

Segundo a Semarh, a operação de combate às chamas contou com o apoio da Associação de Mulheres da comunidade, Batalhão Tático Aeropolicial (BOPAER), voluntários da região, prefeituras de Canto do Buriti, Eliseu Martins e Colônia de Gurguéia e empresas da região. 


Para a execução do trabalho, atuaram 40 agentes dos órgãos competentes envolvidos e mais 20 voluntários das comunidades da região. Além do helicóptero, também foram utilizadas seis pickups.  Em nota, a Semarh comunicou que a região será monitorada pelos próximos dias. "Após reunião de avaliação, foi decidido que haverá necessidade de retorno para monitoramento da área. As condições climáticas já apresentam estabilidade, com a média de temperatura de 35° e 33% de umidade relativa do ar. O fogo não chegou à Unidade de Conservação do Parque Nacional Serra das Confusões", comunicou.

Canal de denúncias

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) lançou no início da semana um novo canal de atendimento da Coordenação de Incêndios Florestais para prestação de socorro em caso de fogo descontrolado e denúncia de queimadas ilegais praticadas em todo o estado. Para entrar em contato, é necessário ligar ou mandar uma mensagem pelo WhatsApp para o número (86) 9 9421-6693.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES