Incentivos: empresas internacionais investirão em energia limpa no Piauí

Governador apresentou os avanços em infraestrutura, os incentivos fiscais e o plano de modernização do estado para os investidores

Empresas internacionais investirão em energia limpa no Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última sexta-feira (7), o governador Rafael Fonteles esteve em Lisboa para formalizar protocolos de entendimento com empresas e fundos mundiais interessados em investir em energias renováveis e hidrogênio verde no Piauí. Durante o encontro, o governador destacou os avanços em infraestrutura, os incentivos fiscais e o plano de modernização e transição digital dos serviços públicos em execução no Estado como diferenciais para atrair investidores internacionais.

O grupo alemão Solar Outdoor Media é um dos que pretendem investir no Piauí. “O CEO Luciano Guido assinou agora há pouco o nosso memorando de entendimento e, assim como outros empresários, tem a intenção de fazer um investimento de energia renovável, especialmente na fonte solar, para a produção de hidrogênio verde no Piauí”, disse Rafael Fonteles em suas redes sociais. “O grupo tem projetos no mundo inteiro e está apostando em nosso Estado para esse investimento. Conte com nosso apoio!”.

O Estado do Piauí se destaca no cenário continental de energias renováveis, impulsionado por fatores como infraestrutura, incentivos fiscais e condições climáticas favoráveis. Em reconhecimento a esse potencial, representantes de cinco empresas anunciaram, em Lisboa, a intenção de investir em energia fotovoltaica para produção de hidrogênio verde no Piauí. 

Rafael Fonteles com investidores internacinacionais - Foto: Ascom

A Celeo Redes Brasil, por exemplo, formalizou o plano de expandir o volume de investimentos no Piauí. O grupo tem aproximadamente R$ 2 bilhões já investidos em produção de energia solar e linhas de transmissão no território piauiense. “Temos interesse em dobrar os nossos investimentos no Estado. Temos oportunidade e gostaríamos de continuar contando com o governo para tirar esses projetos do papel “, frisou Maurício Scovino, CEO do Grupo Celeo, após encontro com Rafael Fonteles em Lisboa.

A All Energy também assinou protocolo de intenção de investimentos e se torna mais um parceiro estratégico no desenvolvimento do ecossistema de energia limpa do Piauí. A companhia atua na montagem e operação de plantas eólicas e solares. “Recebemos na tarde desta sexta-feira os empresários brasileiros Hélio de Figueiredo Motta Filho e Ricardo Pacheco, da All Energy. Eles também atuam no setor de energias renováveis e, depois de terem participado do Summit Piauí-Europa, aqui em Lisboa, celebraram conosco um protocolo de intenções para implementação de projetos de energia em nosso estado “, anunciou Fonteles. 

A Quinta Solar Energia completa o grupo de empresas que se apresentaram ao governador Rafael em Lisboa. A companhia já possui uma planta solar na região norte do Piauí, com capacidade de geração acima de 1 giga de energia. “Agora, a partir desse memorando de entendimento que assinamos hoje, a empresa planeja investir também no hidrogênio verde, o combustível do futuro, e tem o Piauí como parceiro estratégico para esse empreendimento”, destacou o governador. 

INVESTIMENTOS, EMPREGO E RENDA PARA O PIAUÍ

O objetivo da viagem internacional liderada pelo governador Rafael Fonteles foi atrair investimentos para o Estado do Piauí. Ele comandou uma comitiva de gestores de diversas áreas em uma agenda intensa de compromissos na Estônia e Portugal, buscando conhecer novas práticas nas áreas de tecnologia da informação, saúde, segurança, educação e turismo.

Rafael Fonteles com investidores internacinacionais - Foto: Ascom

O Piauí tem um grande potencial para produção de energias renováveis, e o governo busca ampliar sua visibilidade no cenário internacional para atrair investimentos de nômades digitais e empresas interessadas nesse segmento. O objetivo é gerar emprego e renda para a população e aumentar a riqueza do Estado. A formalização de protocolos de intenções de investimentos significativos a curto e médio prazos mostra o sucesso da missão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES