Inmet emite alerta de perigo e semana pode começar com chuva forte no PI

O instituto afirmou que há risco de corte de energia elétrica e queda de galhos de árvores.

Inmet emite alerta de perigo e semana pode começar com chuva forte no PI. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Chuvas intensas e rajadas de vento em todo o Piauí, é o que indica os dois alertas emitidos na manhã desta segunda-feira (29) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).  Ambos os avisos seguem até às 10h desta terça-feira (30), porém com intensidades diferentes. Em 75 municípios, os acumulados podem chegar a 100 milímetros por dia.

Segundo o Inmet, parte das regiões Sudoeste, Sudeste e Centro-norte piauiense podem ter nuvens mais carregadas. A velocidade dos ventos pode alcançar 100 km/h. O instituto afirmou que há  risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

FOTO: Reprodução Secretaria do Meio Ambiente e Reursos Hídricos.

As outras cidades do estado serão afetadas pelo alerta amarelo de perigo potencial com risco menor de ocorrências meteorológicas. Nele, o Inmet alerta para chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos entre 40 a 60 km/h. Entretanto o órgão ressalta as seguintes instruções: 

• Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)

• Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

• Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

EM LAGOA DO BARRO: Fotógrafo piauiense captura imagem impressionante de raios durante tempestade

Em meio a tempestades e ventos intensos, o fotógrafo amador Marquino Rocha conseguiu registrar o momento exato em que raios caem durante chuva na cidade de Lagoa do Barro do Piauí, no Sul do estado. Atual secretário municipal de saúde do município, além das fotografias, Marquino também produz vídeos.

Ao Meionorte.com, o gestor público informou que utiliza da fotografia como uma forma de relaxar no final de semana e encarar a semana de trabalho: “é como uma terapia”. Segundo ele, na noite da segunda-feira (15), sua esposa ao observar que estava se formando uma grande nuvem lhe ligou para informar sobre o fato. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES