INMET emite alerta de temperaturas acima da média no Piauí com risco à saúde

Diversos fatores influenciam para as máximas extremas observadas nos últimos dias no estado.

INMET emite alerta de temperaturas acima da média no Piauí com risco à saúde. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após as cidades piauienses Picos e Oeiras atingirem temperaturas acima de 41°C, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu nesta terça-feira (26). um alerta laranja (perigo) de onda de calor para o Piauí. Segundo o informe, as áreas afetadas serão as mesorregiões Sudoeste, Sudeste e Centro-norte do estado e irão apresentar temperaturas 5°C acima da média por período de 03 até 05 dias.

O Instituto informou que o alerta terá fim no dia 29 de setembro, às 18h. Conforme a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMARH), ao todo 185 municípios estão sob aviso e poderão atingir altas temperaturas, ultrapassando os 40°C. A instrução repassada pelos órgãos, caso necessário, é contatar a Defesa Civil (telefone: 199).

Diversos fatores influenciam para as máximas extremas observadas nos últimos dias no estado, como o El Niño (e sua influência sobre os sistemas atmosféricos), o período crítico do “B-R-O-BRÓ” (última quinzena de setembro e primeira quinzena de outubro) e a mudança de estação (inverno para a primavera). Além do Piauí, outros estados do nordeste estão sendo afetados pela onda de calor: Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. 

CONFIRA O BOLETIM DA SEMARH:

“A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMARH)

vem por meio deste informar a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Infraestrutura,

Imprensa e interessados, que na data de 26 de setembro de 2023 às 12h15min foi emitido

Alerta laranja onda de calor (Perigo) entre os dias 26 e 29 de setembro de 2023.

Instruções:

• Contate a Defesa Civil (telefone: 199).

A SEMARH informa que municípios da mesorregião sudoeste, sudeste e centro-norte

apresentarão altas temperaturas, podendo ultrapassar os 40ºC

Os 185 municípios alertados devem estar atentos às orientações descritas neste alerta”

TERESINA FICA ENTRE AS TRÊS CAPITAIS MAIS QUENTES DO BRASIL

Na segunda-feira, a capital Teresina bateu o recorde do ano, com 40,2 °C, ficando entre as três capitais mais quentes do país. Além disso, a cidade de Oeiras, no sul do Piauí, registrou a maior temperatura da história na tarde de segunda-feira (25), com a marca de 42,4 °C. A última vez que a cidade teve medição tão alta, foi em outubro de 2016.

O município de Picos superou sua máxima já registrada no mês de setembro sendo 41,6 °C, a última máxima extrema registrada para o referido município foi 41,1 °C em 24/09/13. Floriano apresentou máximas de 41,5 °C no dia 15/09/23, porém ainda não superou sua máxima histórica para o mês de setembro que foi de 42 °C ocorrida no dia 25/09/11. Piripiri marcou máxima de 41,6 °C, superando sua máxima histórica de setembro que foi de 40,9 °C coletada no dia 23/09/2020.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES