Oeiras registra maior temperatura da história com 42,4 ºC, aponta Semarh

Diversos fatores influenciam para as máximas extremas observadas nos últimos dias no estado do Piauí

Oeiras registra maior temperatura da história Com 42,4 ºC, aponta Semarh | Foto: Reprodução/TV Integração
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade de Oeiras, no sul do Piauí, registrou a maior temperatura da história na tarde de segunda-feira (25), com a marca de 42,4 °C. A última vez que a cidade teve medição tão alta, foi em outubro de 2016. Também na segunda-feira, a capital Teresina bateu o recorde do ano, com 40,2 °C. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH/PI), através da Diretoria de Planejamento e Segurança Hídrica e da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos.

O município de Picos superou sua máxima já registrada no mês de setembro sendo 41,6 °C, a última máxima extrema registrada para o referido município foi 41,1 °C em 24/09/13. Floriano apresentou máximas de 41,5 °C no dia 15/09/23, porém ainda não superou sua máxima histórica para o mês de setembro que foi de 42 °C ocorrida no dia 25/09/11. Piripiri marcou máxima de 41,6 °C, superando sua máxima histórica de setembro que foi de 40,9 °C coletada no dia 23/09/2020. 

Outros municípios pontuaram temperaturas máximas extremas na segunda-feira, como Castelo do Piauí 41,2 °C e Teresina 40,2 °C, apresentando-se assim as maiores temperaturas registradas no ano de 2023 para os referidos municípios. Os comparativos das máximas registradas na capital do Piauí, Teresina, serão apresentadas nos próximos boletins. 

Diversos fatores influenciam para as máximas extremas observadas nos últimos dias no estado do Piauí, como o El Niño (e sua influência sobre os sistemas atmosféricos), o período crítico do “B-R-O-BRÓ” (última quinzena de setembro e primeira quinzena de outubro) e a mudança de estação (inverno para a primavera). Estudos comprovam que o planeta está vivenciando as mudanças climáticas em virtude da acentuação na dispersão de poluentes atmosféricos através da industrialização, urbanização, desmatamento, queimada de combustíveis fósseis dentre muitos outros fatores dos últimos 60 anos. Assim, estas mudanças se refletem em ocorrências de ondas de calor e no aumento das temperaturas.

O mapa a seguir, a figura 1 apresenta as máximas temperaturas históricas de setembro no Piauí, que foram alteradas pelas condições climáticas de hoje 25 de setembro de 2023. A Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Extremos apresenta, ainda, as maiores temperaturas já registradas no estado no mês de outubro, que podem ser visualizadas através da figura 2.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES