INMET emite dois alertas de baixa umidade para o Piauí neste domingo (01)

Conforme o órgão, a população pode sentir ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

INMET emite dois alertas de baixa umidade para o Piauí. | Jéssica Dayane/ Portal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas de perigo potencial (amarelo) e perigo (laranja), para o Piauí neste domingo (01). Tais condições climáticas favorecem o risco de incêndios florestais e à saúde. Conforme o órgão, a população pode sentir  ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Alertas deste domingo (01)./Foto: Reprodução

O alerta laranja inicia-se às 12h e termina às 18h, com a umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. As regiões afetadas são: Sudeste, Centro-Norte e o Sudoeste do estado. Já o alerta amarelo atinge a maior parte do Piauí: Sudeste, Centro-Norte,Sudoeste, Norte. O aviso  inicia-se às 11:30 e vai até às 19h, com a umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. 

Confira as instruções:

  • Beba bastante líquido.
  • Evite desgaste físico nas horas mais secas.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

TERESINA SERÁ A CAPITAL MAIS QUENTE DO BRASIL NESTE DOMINGO (01), DIZ INMET

Conforme mapa apresentado pelo instituto, a capital piauiense, com 39°C, irá registrar a maior temperatura entre as capitais do Brasil. Em segundo lugar fica Boa Vista, em Roraima, com 38°C, ficando somente a frente de Palmas, no Tocantins, e Porto Velho, em Rondônia, ambas com 37°C. 

Teresina apresenta uma máxima de 39°C./ Foto: Reprodução.

ALERTA: Brasil pode sofrer com onda de calor ainda mais intensa em outubro

De acordo com informações fornecidas por especialistas da Climatempo e da Metsul, existe a probabilidade de que uma nova onda de calor afete o Brasil durante o mês de outubro, e esta tem o potencial de ser ainda mais intensa do que a que ocorreu no mês de setembro.

A Climatempo sugere que essa previsão se baseia na atuação de sistemas de alta pressão atmosférica, o que pode resultar em temperaturas mais elevadas do que as registradas na última onda de calor. Isso ocorre em mês que já é naturalmente quente no Brasil, com a influência adicional do fenômeno El Niño contribuindo para manter o ar mais quente do que o normal sobre o país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES