Lei aprovada pela Alepi tornou possível a recuperação de celulares roubados

Até o momento 290 aparelhos foram devolvidos. A intenção da Polícia Civil do Piauí é intimar, até o fim de 2023, cerca de 20 mil

Lei aprovada pela Alepi tornou possível a recuperação de celulares roubados | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Civil do Piauí está realizando trabalho de recuperação e devolução de celulares roubados e uma das bases para a atuação da Segurança é a Lei 6.336, aprovada pela Assembleia Legislativa em março de 2013. A lei prevê que as operadoras de telefonia são obrigadas a fornecer aos órgãos da Segurança Pública, dados necessários para a localização de telefones celulares e cartões “SIM” que tenham sido objeto de furto, roubo e latrocínio ou na utilização de atividades criminosas. 

Até o momento 290 aparelhos foram devolvidos. A intenção da Polícia Civil do Piauí é intimar, até o fim de 2023, cerca de 20 mil pessoas que estão usando celulares que podem ter sido roubados ou furtados. Ainda segundo a lei, para viabilizar o requerimento às operadoras, os órgãos e autoridades policiais solicitantes poderão apresentar autorização firmada pelo proprietário ou possuidor do aparelho celular e/ou cartão “SIM” e deverão identificar a numeração do procedimento instaurado e em que será juntada a informação.

Conforme o texto da lei, as operadoras terão prazo de 36 horas para fornecer as informações, a contar do recebimento do pedido devidamente documentado. Quando foi aprovada e sancionada pelo Governo, a legislação chegou a ser contestada junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) através de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pelas operadoras. 

A Procuradoria da Alepi conseguiu provar a importância e a constitucionalidade da lei, que tem por objetivo primordial a preservação da vida, já que muitos aparelhos roubados são usados para operacionalizar crimes contra a vida, como no caso, por exemplo, dos sequestros relâmpagos em que se demorava muitas horas para se obter na Justiça a determinação de rastreio. O autor da lei é o ex-deputado Antonio Félix.

(Com informações da Alepi)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES