Mãe de Janaína Bezerra relata ter sido forçada a deixar cerimônia em homenagem à filha

O memorial em honra a Janaína, que foi violentada e morta na UFPI, foi inaugurado com o descerramento de um painel e apresentações

Maria do Socorro, mãe de Janaína Bezerra | Ravena Lages
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A mãe da estudante Janaína Bezerra, Maria do Socorro Silva, relata ter sido retirada contra a sua vontade de uma homenagem à estudante, ocorrida em 30 de novembro no Centro de Ciências da Educação (CCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. O memorial em honra a Janaína, que foi violentada e morta na UFPI, foi inaugurado com o descerramento de um painel e apresentações, sendo a família convidada para a inauguração oficial.

No entanto, Maria do Socorro alega que ela, o esposo e uma das filhas foram pressionados a sair antes do término e impossibilitados de acompanhar todas as apresentações devido ao horário do motorista cedido pela instituição. A homenagem estava marcada para começar às 18h30, e a família de Janaína deixou o local pouco depois das 19 horas

“A gente ficou um pouquinho e fomos retirados porque uma mulher estava dizendo o tempo todo que a gente tinha que sair porque o motorista tinha horário. Ela disse: 'se você quiser ir embora, pode ir porque aqui é outra coisa e não tem nada a ver com vocês'. E então eu comentei: 'mas é uma homenagem à minha filha e vou ter que ficar'. Fiquei um tempo lá e pouco tempo depois vieram de novo e falaram que o motorista tinha que ir embora porque tinha acabado o horário dele e fomos embora”, falou Socorro.

A distância da casa da família de Janaína até a instituição era de cerca de 14km, e eles alegaram não ter dinheiro para cobrir os custos de transporte até o local. A mãe expressou que ficou constrangida pelo ocorrido e que não teve a oportunidade de apreciar o memorial e sequer conhecer a artista visual Ivih Ribeiro, que pintou o rosto de Janaína Bezerra em um mural.

Foto: Caroline Rosário

“Iniciaram a homenagem, mas não assistimos o restante. Era para a gente assistir, todo mundo estava perguntando por que nós não ficamos, não foi a minha culpa, foi a culpa deles porque não nos deixaram ficar, não queriam que a gente ficasse. Só deu tempo a gente ver o memorial, foi tudo bem, foi legal, mas na hora da homenagem dos alunos, da leitura dos poemas dela, a gente não participou do evento. Eu não consegui conhecer e abraçar a moça que fez a pintura [Ivih Ribeiro]", relatou.

A diretora do Centro de Ciência da Educação (CCE), Eliana Alencar, informou que a UFPI assumiu a responsabilidade de apenas pegar a família e trazer para o descerramento da placa do memorial em homenagem a Janaína Bezerra e não ficar com a família até o fim das apresentações e que o motorista da UFPI que iria levá-los embora já tinha ultrapassado o horário de trabalho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES