Janaína Bezerra, estudante morta na UFPI, será homenageada na instituição

O espaço, programado para ser inaugurado em 30 de novembro, será concebido como um ambiente de convivência.

Janaína Bezerra, estudante morta na UFPI, será homenageada na instituição | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro Acadêmico de Comunicação Social Janaína Silva (CACOS) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) anunciou que vai homenagear a estudante Janaína Bezerra, que foi estuprada e morta em uma sala de estudos da instituição durante uma calourada em janeiro deste ano. O tributo se materializará através da criação de um memorial no Centro de Ciências da Educação (CCE), onde Janaína cursava Jornalismo. 

O espaço, programado para ser inaugurado em 30 de novembro, também será concebido como um ambiente de convivência. Ele contará com um painel de grafitagem e terá uso priorizado para discussões e reflexões sobre temas relacionados às formas de violência presentes na sociedade.

A informação sobre a homenagem foi repassada na segunda-feira (20), durante uma coletiva de imprensa realizada na reitoria do Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, na presença do reitor da universidade, Gildásio Guedes. Na mesma ocasião, foi divulgado que a UFPI está finalizando uma minuta de resolução para combater a violência de gênero na instituição. Esse projeto, liderado pela professora Edna Magalhães, está em fase de elaboração e será apresentado nos próximos meses.

Por meio de nota divulgada nas redes sociais, o Cacos comunicou que não recebeu apoio ou qualquer tipo de incentivo financeiro por parte da instituição para a realização do memorial. Confira a nota:

O Centro Acadêmico de Comunicação Social Janaina Silva (CACOS) esclarece que a criação do memorial em homenagem a Janaina da Silva Bezerra é uma iniciativa do Centro Acadêmico, com incentivo da Direção do Centro de Ciências da Educação (CCE). A proposta foi pensada em fevereiro por amigos e companheiros durante Assembleia Geral do Curso, com o objetivo de fortalecer a memória dela, uma jornalista e poetisa brilhante.

Leia Mais

O CACOS reforça ainda que a Administração Superior da UFPI não tem nenhuma relação com a ação, como erroneamente tem sido veiculado, sem qualquer participação da reitoria nas atividades, nem de forma financeira, nem na execução. O memorial está sendo elaborado pela artista Ivih Ribeiro. A inauguração está prevista para o dia 30/11, próxima quinta-feira, às 18h30, durante o IX Simpósio Internacional da Juventude Brasileira (JUBRA).

Morte de Janaína Bezerra

Janaína Bezerra, 22 anos, foi estuprada e morta em uma sala de mestrado em Matemática da UFPI no dia 28 de janeiro deste ano. O crime ocrreu durante uma calourada que acontecia na instituição. O mestrando Thiago Mayson da Silva Barbosa foi preso em flagrante pelo crime.

Um laudo do Instituto de Medicina Legal do Piauí revelou indícios de violência sexual contra Janaína e que a causa da morte foi um "trauma raquimedular [lesão na medula] por ação contundente".

No dia 30 de outubro deste ano, Thiago foi condenado a 18 anos e 6 meses de prisão por homicídio qualificado, estupro de vulnerável, vilipêndio de cadáver e fraude processual. qualificadora de feminicídio foi rejeitada pelos jurados.

A defesa de Thiago foi conduzida pelo advogado Ércio Quaresma, enquanto a sentença foi anunciada por Florence Rosa, advogada de acusação. A família de Janaína comunicou sua intenção de recorrer da decisão devido a insatisfação com a pena imposta. O advogado Ércio Quaresma Firpe disse que o caso está em segredo se justiça, mas afirmou que já recorreu da condenação pelos crimes de vilipêndio ao cadáver, fraude processual e estupro de vulnerável, mantendo apenas o homicídio



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES