Mais de 3.500 unidades habitacionais serão contratadas para o Piauí

Ministério das Cidades publicou portarias que regulamentam novas contratações da Faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida

Residencial do Minha Casa, Minha Vida | Marcelo Camará/ MCid
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos próximos meses, serão contratadas um total de 3.555 unidades habitacionais para o Piauí, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério das Cidades. A pasta publicou portarias que regulamentam novas contratações da Faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida, destinado a famílias com renda de até R$ 2,6 mil. Essa iniciativa tem como objetivo suprir a demanda por moradia no estado e reduzir o déficit habitacional, oferecendo uma oportunidade para as famílias piauienses realizarem o sonho da casa própria.

Até 28 de dezembro de 2023, o Governo Federal tem como meta a contratação de 130 mil unidades habitacionais em todo o Brasil em parceria com as construtoras. O programa estabelece que as famílias beneficiadas pagarão uma prestação mensal com base em sua renda, sendo o valor mínimo estabelecido em R$ 80. É importante ressaltar que beneficiários do Bolsa Família, do Benefício de Prestação Continuada (BPC), idosos e pessoas com deficiência de baixa renda estarão isentos do pagamento da prestação do imóvel. 

Leia Mais

Através da portaria de número 727, dentre os quatro atos emitidos, são definidas as diretrizes para a distribuição das 130 mil unidades habitacionais inicialmente planejadas em todo o país. As metas de contratação de empreendimentos habitacionais levam em consideração o déficit habitacional identificado pela Fundação João Pinheiro em 2019, abrangendo famílias com renda de até um salário mínimo, e estabelecem uma quantidade mínima de mil unidades habitacionais por unidade da federação.

“As unidades habitacionais contratadas para o Piauí serão distribuídas em diferentes municípios e vão considerar as necessidades específicas de cada localidade. Não temos dúvida de que isso irá contribuir para o desenvolvimento socioeconômico local, gerando empregos, aquecendo o setor da construção civil e garantindo qualidade de vida para nossa população. São aspectos que refletem a importância do Minha Casa Minha Vida não apenas na área habitacional, mas também como um fomentador do crescimento econômico.”, destaca Carlos Edilson, diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH-PI).

O Governo Federal pretende contratar até o fim do mandato, dois milhões de unidades habitacionais para famílias de baixa renda. A medida provisória, que recria o programa Minha Casa Minha Vida, foi aprovada pelo Senado e aguarda sanção presidencial.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES