Mais de 500 castrações e 1.600 atendimentos são feitas pelo Piauí Pet Castramóvel

O projeto, lançado e iniciado em Teresina, registra o maior número de castrações, totalizando 306.

Mais de 500 castrações e 1.600 atendimentos são feitas pelo Piauí Pet Castramóvel. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) concentrou esforços em 2023 para fortalecer e preservar a biodiversidade no Piauí. Destacando-se, o projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel promoveu a saúde e controle populacional de animais, castrando e microchipando 543 e atendendo 1.610 ao longo do ano.

O projeto, lançado e iniciado em Teresina, registra o maior número de castrações, totalizando 306. Parnaíba segue em segundo lugar, com 157 animais castrados em 2023. Já em Picos, terceira cidade a receber o projeto este ano, foram realizadas 80 castrações, incluindo a implantação de microchip.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, o projeto está alinhado com as iniciativas promovidas pela secretaria, atendendo animais domésticos, de rua e os resgatados por ONGs.

“É uma recomendação do governador que avancemos nas políticas públicas que atendam aos animais, assegurando seus direitos e a sua proteção. Neste primeiro ano, priorizamos os animais de ONGs e de protetores individuais”, disse o secretário.

O Castramóvel foi lançado como parte das ações do Programa ECO Piauí, o maior programa de fortalecimento da gestão da sustentabilidade ambiental no estado. Esse projeto está especificamente no eixo Bio Piauí.

“Essa ação pioneira no estado busca, para além de dar atenção ao tema da castração para o controle populacional de cães e gatos, evitar a disseminação de doenças provenientes dos animais em situação de rua. Com certeza, os resultados das ações promovidas durante este ano mostram que estamos no caminho certo”, complementou o gestor.  

Três edições do projeto foram realizadas no ano de 2023: a primeira em Teresina, no mês de setembro, com participação do governador Rafael Fonteles; a segunda em Parnaíba, em outubro, e a terceira e última ação foi realizada no município de Picos, em novembro.  Em cada uma das edições, os animais foram cadastrados no local, passando por uma triagem para identificar quais estavam aptos para a castração.

 Em seguida, foram encaminhados para exames laboratoriais para, então, serem encaminhados às clínicas onde a castração seria executada, com implantação de microchip para monitoramento populacional. Ainda na etapa dos atendimentos, a Semarh emitiu o RG Pet gratuitamente aos animais cadastrados. Ao todo, nas três edições realizadas em 2023, somaram mais de 1.500 animais cadastrados.

Jurema Chaves, diretora de Conservação da Biodiversidade da Semarh, diretoria responsável pelo projeto, comemorou o sucesso das edições e ressalta as expectativas para 2024. “É um projeto que tem um impacto grande e bastante positivo. Em 2023, cadastramos mais de 1.600 animais, e desse número, mais de 300 animais já foram castrados. No próximo ano, o projeto vai ter continuidade, e até 2026 vai chegar a todos os municípios do Piauí, realizando todas as etapas do atendimento: cadastro, triagem, castração e implantação de microchip”, confirmou a gestora. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES