Maternidade em Teresina realiza procedimento neurológico em recém-nascido

A encefalocele é uma protrusão do tecido nervoso e das meninges causada por um defeito no crânio, geralmente na parte de trás

Maternidade em Teresina realiza procedimento neurológico em recém-nascido | Divulgação/Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A equipe multidisciplinar do setor de neurocirurgia da Maternidade Dona Evangelina Rosa realizou, com sucesso, na manhã deste sábado (15), um procedimento de encefalocele occipital em um recém-nascido com menos de 24 horas de vida. A maternidade é a única no estado que realiza esse tipo de procedimento. A equipe foi composta pelo anestesista neonatal Carlos Gustavo, o coordenador da neurocirurgia, Ricardo Lopes; o residente de neurocirurgia, Marcos David, e a estagiaria de medicina Illana Mauriz.

"Esse caso reforça o compromisso da Maternidade Dona Evangelina Rosa em oferecer assistência médica de excelência e serviços especializados a recém-nascidos que necessitam de intervenções neurocirúrgicas complexas. A dedicação e a infraestrutura adequada são fundamentais para alcançar resultados positivos em procedimentos tão delicados e desafiadores", disse o neurocirurgião e coordenador da ala de neurocirurgia da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Ricardo Lopes.

A encefalocele é uma protrusão do tecido nervoso e das meninges causada por um defeito no crânio, geralmente na parte de trás. O problema ocorre por um defeito no osso occipital na quarta semana da embriogênese.

"A neurocirurgia neonatal na Maternidade Dona Evangelina Rosa representa um marco significativo na nossa busca por uma saúde de excelência. Ao oferecermos essa abordagem avançada para recém-nascidos com condições neurológicas complexas, estamos proporcionando esperança e novas perspectivas às famílias", afirma o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo. 

Para o secretário de saúde, Antonio Luiz, com uma equipe de especialistas dedicada, a maternidade garante qualidade no atendimento e resultados positivos para os bebês mais vulneráveis. "Nossa missão é garantir que nenhuma criança seja deixada para trás quando se trata de assistência médica", destaca.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES