MPPI e Kalor Produções arrecadaram mais de 116 toneladas de alimentos em 2023

Apenas este ano, parceria entre o Ministério Público e a produtora de eventos beneficiou 89 instituições que prestam apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade

Show de solidariedade: MPPI e Kalor Produções arrecadaram mais de 116 toneladas de alimentos em 2023 | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Kalor Produções, em parceria com o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), encerra mais um ano com uma expressiva arrecadação de alimentos através do projeto Meia Solidária. Os eventos realizados ao longo destes doze meses totalizaram 116.593,29 quilos de donativos. A iniciativa da 31ª Promotoria de Justiça de Teresina democratiza o acesso a eventos mediante a doação de 2 quilos de alimentos.

Em 2023, esses alimentos foram distribuídos para 89 instituições, um número recorde desde a implantação do projeto, que passou a ser vinculado aos eventos da Kalor Produções em 2018, auxiliando milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Wrias Moura, diretor da Kalor Produções, e a promotora Gladys Gomes, da 31ª Promotoria de Justiça de Teresina (Foto: Raissa Morais)

Na última ação deste ano, na quinta-feira (14), na sede do Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC), 34 entidades receberam 22 toneladas de alimentos provenientes dos frequentadores dos eventos Samba Brasil Piauí, Jorge & Mateus e Zezé Rústico.

Para celebrar mais um ano de contribuição social, Beto Marques, representante da Kalor Produções, compareceu ao momento de entrega dos donativos e comentou que o Meia Solidária representa um pacto pelas boas práticas desenvolvidas pela empresa de eventos.

Beto Marques, da Kalor Produções (Foto: Raissa Morais)

"Chegamos às últimas doações do ano com alimentos arrecadados nos eventos Samba Brasil Piauí, Jorge & Mateus, Zezé Rústico e todos os eventos que culminaram nessas 22 toneladas. Ao longo do ano, conseguimos atender a 89 instituições, e se não fosse o apoio das pessoas que vão para os shows, a mobilização de todas as pessoas, nada disso seria possível", afirmou Beto.

Desde a implantação do Meia Solidária, Rafael Lucas Silva, supervisor administrativo do Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC), auxilia no processo de recebimento dos alimentos durante os eventos da produtora e também participa da seleção de itens para cada instituição. 

Rafael Lucas, do GMNC, separa os donativos e realiza a entrega dos alimentos para as instituições (Foto: Raissa Morais)

Colaborador da empresa há seis anos, atualmente ele mantém contato direto com representantes de entidades beneficentes, criando vínculos com as associações que são beneficiadas. Em entrevista ao Meionorte.com, ele se emocionou ao relatar que se orgulha em fazer parte do Meia Solidária.

Mais de 116 toneladas de alimentos foram arrecadados em 2023 (Foto: Raissa Morais)

"É gratificante, não importa o tipo ou volume de itens, a gente sente que está ajudando. Tem pessoas que vêm receber e falam que nem têm alimento para o almoço; tem gente que chora de emoção pela entrega. Para mim, que estou acompanhando esse projeto, é um dos motivos de muito orgulho, que me dá muita força de vontade", declarou o funcionário.

Antonio Veras é diretor de Inclusão e Acessibilidade da Associação dos Cadeirantes do Município de Teresina (Ascamte) e informou que 70 pessoas são cadastradas na instituição. Muitas delas garantem o sustento apenas por meio do Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC-Loas), que não contempla todos os gastos com alimentação e demandas da saúde. Segundo ele, o projeto do MPPI tem preenchido uma lacuna que faltava para ajudar a comunidade.

Antônio Veras, diretor da Ascamte (Foto: Raissa Morais)

"Esses alimentos estarão na cesta básica  eas pessoas que mais precisam. Queria dizer que desde o início a Ascamte é beneficiada com esses alimentos arrecadados nos shows, e sempre caem nas mãos das pessoas corretas, disso eu tenho certeza e tenho muito orgulho em chegar aqui para receber esses alimentos", afirmou.

Darina Rodrigues, da Legião da Boa Vontade, também foi até a sede do GMNC para receber as doações. Há 40 anos no Piauí, a Legião da Boa Vontade (LBV), uma entidade beneficente, sem fins econômicos, de caráter educacional, cultural e de assistência social, atende diariamente mais de 200 famílias.

Darina Rodrigues, colaboradora da LBV (Foto: Raissa Morais)

"Uma iniciativa como essa, sem dúvida alguma, garante na noite de Natal uma mesa farta para essas famílias que muitas vezes buscam essas coisas na solidariedade. Amanhã a gente vai fazer a entrega desses alimentos para as famílias, e a experiência é de se emocionar. A Legião atende hoje as famílias da região da Santa Maria da Codipi, que vivem em situação de insegurança alimentar e que precisam desse projeto”, falou.

Símbolo de solidariedade e combate ao preconceito em Teresina, o Lar da Esperança, criado pela teresinense Graça Cordeiro, também foi contemplado pelo Meia Solidária. A criadora da entidade, que atende pessoas com HIV/Aids de toda a capital e regiões próximas desde 1989, agradeceu pelas doações e dedicação da Kalor Produções e do GMNC pelas ações prestadas desde os primeiros anos da associação.

Graça Cordeiro, fundadora do Lar da Esperança (Foto: Raissa Morais)

"Vocês sempre me chamam quando tem evento, e eu tenho a graça de receber essa montanha de coisas que vai servir para as pessoas que estão hospedadas e também para as que estão em casa. E não é só esse gesto. Desde o começo, há 35 anos, que vocês [Grupo Meio Norte de Comunicação] me seguram. O Paulo Guimarães foi muito importante na minha vida e o Lar da Esperança só existe porque existe a generosidade dessas pessoas", destacou Graça Cordeiro.

Graça Cordeiro em entrevista para a TV Meio Norte (Foto: Raissa Morais)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES