Organização não governamental piauiense é destaque nacional no combate à fome

A organização foi agraciada com a premiação de alcance nacional Pacto Contra Fome em parceria com a ONU e UNESCO.

ONG é destaque nacional no combate à fome | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Novo Sertão,  organização não governamental (ONG) localizada na cidade de Betânia do Piauí-PI, reafirma seu compromisso na luta contra a fome e a insegurança alimentar no Brasil, ao ser reconhecido nacionalmente por suas iniciativas notáveis. A organização foi agraciada com a premiação de alcance nacional Pacto Contra Fome em parceria com a ONU e UNESCO, e pelo terceiro ano consecutivo, figurou entre as "100 Melhores ONGs do Brasil" na premiação das melhores ONGs do Brasil.

Fundado há oito anos, o Instituto Novo Sertão se dedica a promover a inclusão social e a capacitação de comunidades para melhorar a qualidade de vida na região semiárida do Piauí. Seu programa, "Quintais Produtivos," tem desempenhado um papel crucial ao qualificar e apoiar famílias em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.

No âmbito do Pacto Contra Fome, uma premiação de alcance nacional que destaca iniciativas de destaque no combate à insegurança alimentar no Brasil, o Instituto Novo Sertão foi uma das seis organizações reconhecidas em uma cerimônia realizada no Memorial da América Latina, em São Paulo, no último dia 26 de outubro. O Pacto Contra Fome atraiu mais de 310 inscrições de todas as regiões do país, reforçando a importância do combate à insegurança alimentar que afeta cerca de 33 milhões de brasileiros.

A visão do Pacto é que, até 2030, nenhum brasileiro passe fome, e uma das abordagens fundamentais para alcançar esse objetivo é dar visibilidade às iniciativas de combate à insegurança alimentar em todo o país.

O destaque do Instituto Novo Sertão foi o projeto "Quintais Produtivos," que, em 2021 e 2022, produziu mais de 6 toneladas de alimentos orgânicos no semiárido piauiense. Esse programa impactou positivamente a vida de centenas de sertanejos que anteriormente sofriam com a insegurança alimentar e a falta de acesso a alimentos de qualidade e nutritivos. Com a premiação de 100 mil reais e o suporte da consultoria da XP, a organização planeja expandir suas ações no Piauí e replicar sua metodologia de produção de alimentos em comunidades rurais de toda a região.

A premiação Pacto Contra Fome conta com parcerias estratégicas, incluindo a ONU, UNESCO, FAO, Grupo AMBIPAR, ARRESCO & CO, XP, entre outras. A cerimônia de premiação em São Paulo ocorreu como parte do maior evento gastronômico da América Latina, o Mundo Mesa, e contou com a participação de autoridades, como o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, e o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

Além desse importante reconhecimento pelo trabalho no combate à fome, o Instituto Novo Sertão recebeu outra honra em outubro, sendo reconhecido como uma das "100 Melhores ONGs do Brasil." Este prêmio é concedido pelo Instituto O Mundo que Queremos (IOMQQ) e pelo Instituto Doar, com o patrocínio da Ambev VOA e apoio do Instituto Humanize, Prosas e Toyota do Brasil.

Desde 2017, o Prêmio Melhores ONGs têm reconhecido o trabalho essencial das organizações não governamentais no Brasil, servindo como um guia para doações e incentivando boas práticas, contribuindo para aprimorar a gestão de todas as organizações participantes.

O Instituto Novo Sertão é uma das poucas organizações do Piauí a figurar entre as "100 Melhores ONGs do Brasil" e se destaca pelo terceiro ano consecutivo devido ao seu trabalho relevante e de grande impacto no estado do Piauí e em todo o semiárido nordestino.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES