ONG Américas Amigas leva mamografias gratuitas para todo o Brasil

O câncer de mama tem chance de cura de 95%, se diagnosticado precocemente.

ONG Américas Amigas leva mamografias gratuitas para todo o Brasil. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ONG Américas Amigas faz campanha para aumentar a conscientização sobre a importância da mamografia para detecção precoce de câncer de mama. A doença tem chance de cura de 95%, se diagnosticado precocemente. Relatório do INCA indica que o Nordeste é responsável por quase 16% das mortes de câncer de mama no país.

A prioridade da Américas Amigas é contribuir para a redução do câncer de mama, provendo acesso gratuito a populações em regiões de vulnerabilidade social, com prioridade para Norte e Nordeste, mesmo atuando em todo o Brasil. Uma das principais causas de mortalidade por câncer entre mulheres no Brasil e região Nordeste, o câncer de mama tem cerca de 95% de chance de cura quando detectado e diagnosticado precocemente. 

As sociedades médicas recomendam o início de rastreamento periódico de câncer de mama a partir dos 40 anos de idade.  Segundo levantamento da Américas Amigas, cerca de 45% dos casos diagnosticados em seus atendimentos são de mulheres abaixo dos 50 anos de idade e acima dos 69 anos de idade (a maior incidência da doença está na faixa de 50 anos até 69 anos de idade).

A ORGANIZAÇÃO

Américas Amigas é uma organização civil sem fins lucrativos, que tem por principal objetivo promover o acesso gratuito à detecção e diagnóstico de câncer de mama a populações em vulnerabilidade social e de áreas remotas, por meio de doação de mamógrafos e exames, além de proporcionar capacitação e treinamento de profissionais de serviços públicos e filantrópicos. As regiões Norte e Nordeste são prioritárias para ações da Américas Amigas.  As ações e projetos da Américas Amigas são financiados por meio de doações de empresas e pessoas físicas.

“Durante o ano de 2022, realizamos 147 mamografias oferecidas gratuitamente, todas patrocinadas pela Américas Amigas, contribuindo, assim, com os serviços públicos de saúde. Conseguimos concluir os diagnósticos em até 15 dias, pois sabemos que o atraso na identificação do câncer de mama e, consequentemente, do início do tratamento, pode piorar o quadro da doença”, afirma a médica mastologista e ginecologista Cristiane Santos, que fundou a Associação Mulheres de Peito da Paraíba - MDLP , em 2016, na cidade de  Campina Grande.  A entidade é parceira da Américas Amigas para o Estado da Paraíba e região Nordeste.

Carreta da ONG América Amigas./ Foto: Reprodução

“A parceria com Américas Amigas possibilitou ampliar nossa ação de busca ativa de potenciais pacientes, proporcionando acesso gratuito a exames de qualidade a mulheres de baixa renda que, em sua maioria, realizam conosco seu primeiro rastreamento para câncer de mama, independente da faixa etária”, afirma a especialista Cristiane Santos.

Hereditariedade, sedentarismo, sobrepeso, consumo frequente de álcool são alguns dos fatores de maior risco para câncer de mama.  Apesar de associado a mulheres cis, o câncer de mama também pode acometer pessoas trans  e homens, que representam cerca de 1% dos casos registrados no Brasil. O câncer de mama pode ter uma evolução lenta e assintomática e quando a mulher percebe um nódulo, a doença  já pode estar em estágio avançado. O diagnóstico precoce permite um tratamento menos agressivo com maior chance de cura.

Mais sobre a Américas Amigas

Fundada em 2009, a Américas Amigas é uma Organização da Sociedade Civil, que tem como propósito contribuir e promover a redução da mortalidade por câncer de mama, principalmente para a população em situação de vulnerabilidade social, por meio de conscientização, informação e acesso à detecção e ao diagnóstico precoce da doença. Sua atuação está estruturada em três programas principais – doação de equipamentos e insumos, capacitação e treinamento para de profissionais de saúde, e doação de exames, além de ações de conscientização e informação sobre a doença.  

Entidade sem fins lucrativos, a América Amigas cumpre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e, em 2022, foi considerada uma das 100 melhores ONGs em atividade no Brasil.  Suas ações e projetos são desenvolvidos por meio de doações de empresas e pessoas físicas e parcerias com profissionais e organizações de saúde. Para mais informações, www.americasamigas.org.br e @americasamigasoficial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES