Exclusivo OUÇA! Áudio mostra conversa de piloto e torre antes de pouso de emergência

A aeronave pertence à empresa Concesso Sociedade Individual de Advocacia, do advogado Arcedino Concesso Pereira Filho.

Este é o segundo avião do tipo monomotor que caiu na capital piauiense em menos de 24h. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Meionorte.com obteve acesso de forma exclusiva ao áudio do advogado e piloto Arcedino Concesso Pereira Filho, que conseguiu realizar um pouso de emergência dentro do campo do Bariri, na zona Norte de Teresina, na manhã desta segunda-feira (12). A aeronave havia pousado no Aeroporto de Teresina às 11h51 para abastecimento de combustível. Após o procedimento, às 12h33, decolou. O monomotor saiu de Fortaleza (CE) e estava com destino a Araguaína (TO).

No áudio, o piloto conversa com a torre de controle e solicita o retorno para o pouso, pois uma porta teria ficado aberta. Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave estava com cinco pessoas a bordo, incluindo uma criança. Este é o segundo avião do tipo monomotor que caiu na capital piauiense em menos de 24h. A aeronave, matrícula PT-RHJ, modelo EMB 711ST, fabricada em 1981, tem capacidade máxima para transporte de 3 passageiros. Ela pertence à empresa Concesso Sociedade Individual de Advocacia, do advogado Arcedino Concesso.

Ouça!

Em nota para a reportagem, o Aeroporto de Teresina explicou que assim que a Torre de Controle foi informada da queda, a equipe do Aeroporto deu início ao plano emergencial padrão para este tipo de ocorrência e, no momento, está dando suporte ao trabalho dos órgãos envolvidos no resgate. 

"O Aeroporto de Teresina informa que a aeronave de pequeno porte PT-RHJ pousou às 11h51, proveniente de Fortaleza (CE) com destino ao município de Araguaína (TO), para abastecimento de combustível. Após o procedimento, às 12h33, decolou. Todos os procedimentos no Aeroporto de Teresina foram seguidos de acordo com as normas de segurança previstas. Assim que a Torre de Controle foi informada da queda, a equipe do Aeroporto deu início ao plano emergencial padrão para este tipo de ocorrência e, no momento, está dando suporte ao trabalho dos órgãos envolvidos no resgate", diz o comunicado. 

Saiba quem são as vítimas

As cinco vítimas sobreviventes já estão no HUT e segundo a unidade hospitalar, todas chegaram hemodinâmicamente estáveis, lúcidas e sem necessidade de procedimentos de emergência. De acordo com o comunicado, todas já receberam um primeiro atendimento e estão realizando exames complementares (tomografia lombar, cervical, de crânio, tórax, abdômen) para avaliação e desfecho clínico dos pacientes.

Elas foram identificadas como Giovana Plácido (16 anos), N. C. Plácido (menor de idade, 04 anos), Juliana Plácido (36 anos), Maria Gracy (66 anos) e o piloto Arcedino Concesso Filho. De forma geral, todos reclamaram de dores lombares. A criança aguarda parecer de um neurocirurgião.

AVIÃO CAI EM LAGOA NA ZONA NORTE DE TERESINA

Uma outra aeronave, também do tipo monomotor caiu, na manhã deste domingo (11) em uma área de lagoa do bairro Mafrense, na zona Norte de Teresina, na região do Parque Ambiental Encontro dos Rios.  A aeronave estava com dois ocupantes, que saíram ilesos. Tratam-se do piloto Jhony Francisco Alves dos Santos e do Policial Militar do Ceará, Marcelo Nogueira Ramos, que estavam vindo do estado do Pará. Um dos envolvidos relatou apenas que ela perdeu o controle. No entanto, as reais causas do incidente ainda serão levantadas pela perícia.

Segundo avião que caiu na zona Norte de Teresina | Foto: ReproduçãoAo Meionorte.com, o piloto Marcelo Nogueira Ramos, que sobreviveu ao acidente aéreo, relatou detalhes do momento em que percebeu uma falha no motor da aeronave e como conseguiu executar um pouso forçado.

"O motor falhou. Eu mudei de tanque rápido, mas continuou falhando. Voltei para o outro motor, e aí, pronto, parou. Tentei reanimar ainda, mas não deu. Quando eu olhei para baixo, era só casa. Quando eu olhei à minha direita, vi a lagoa. Eu disse 'é bem ali assim'. Eu puxei o manche rapidamente, ganhei um pouco mais de altitude. Aí contornei a lagoa, limpei o avião e a velocidade já vinha caindo, preparei o avião para o impacto", relatou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES