Piauí alcança quase 100 mil inscritos no Enem 2023; um aumento de 12%

O aumento faz parte de uma intensa mobilização da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), junto às escolas, prestando toda a assistência, orientação e incentivo

Enem 2023: Piauí alcança mais de 90 mil inscritos no exame | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com um incremento de 12% no número de candidatos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, o Piauí registrou um total de 99.655 estudantes. Esse número ultrapassa a quantidade de inscritos do ano de 2022, que foi de 83.308. Esse aumento é resultado de uma ampla mobilização da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em colaboração com as escolas, oferecendo suporte, orientação e estímulo aos estudantes, visando impulsionar a admissão ao Ensino Superior. As provas deste ano estão programadas para serem realizadas nos dias 5 e 12 de novembro. 

As provas do Enem oferecerão aos estudantes a oportunidade de ingressar no Ensino Superior através de diferentes programas, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e instituições de ensino superior em Portugal. Além disso, os candidatos também poderão acessar programas de financiamento e apoio estudantil, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o ProUni. Essas iniciativas visam não apenas facilitar o acesso à educação superior, mas também promover o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. 

Novo Pré-Enem Seduc, considerado o maior programa de inclusão universitária do país, será realizado nos municípios do estado, oferecendo revisões e preparatórios para o Enem aos estudantes. O programa conta com uma equipe ampla de professores capacitados. A cerimônia de lançamento do Novo Pré-Enem Seduc 2023 está programada para ocorrer na sexta-feira (30), das 8h às 13h, no Centro de Convenções de Teresina (Auditório G3 e Pavilhão Delta). Durante o evento, serão concedidos prêmios aos estudantes da Rede Pública Estadual das Gerências Regionais de Teresina que se destacaram no Exame Nacional do Ensino Médio 2022.

De acordo com o secretário da Educação, Washington Bandeira, o Novo Pré-Enem Seduc será uma das ferramentas essenciais para a preparação dos estudantes. "Vamos aumentar os simulados, as revisões, fortalecer as oficinas para os professores, o reforço escolar no contraturno e o número de avaliações para que os nossos estudantes cheguem no Enem totalmente preparados para a aprovação”, declarou o gestor.

O programa engloba iniciativas que oferecem suporte aos estudantes da 3ª série do Ensino Médio, provenientes da Rede Pública Estadual, para se prepararem para o vestibular. Ele abrange todas as fases do processo de preparação, oferecendo aulas presenciais, aulas remotas, web aulas, monitorias, transmissões ao vivo, fóruns, tutoriais e outras atividades. 

A Superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo, reforça que um dos objetivos da Seduc é que o Piauí continue mantendo destaque em aprovações de estudantes. “A Secretaria da Educação, através do Novo Pré-Enem Seduc, já começou a sua preparação. Os estudantes devem ficar ligados na nossa preparação, em todas as nossas estratégias de lives, de revisões, tanto as revisões de auditório, com as transmissões do Canal Educação e todas as nossas estratégias de preparação para o Enem, para que o Piauí continue sendo um estado que se destaca em aprovação, na taxa de participação e que, portanto, coloca mais gente da educação pública dentro das universidades”, completou.

(Com informações da Seduc)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES