Piauí enfrenta desafios na implementação de aterros sanitários

O engenheiro sanitarista e ambiental Alexandre Flores defende a implantação de aterros sanitários regionais para conter o descarte irregular de lixo

Piauí enfrenta desafios na implementação de aterros sanitários nas cidades | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em todo o Piauí, apenas 25 municípios do estado já celebraram termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público para encerrar os seus lixões e promover a destinação correta dos resíduos sólidos. Essa realidade vai de encontro com a Lei nº 12.305, que determina desde 2010 a obrigatoriedade de uma disposição final ambientalmente adequada para os rejeitos do país. Apesar do prazo de quatro anos estabelecido pela legislação, os lixões a céu aberto continuam em grandes e pequenos municípios piauienses e representam cerca de 59% das cidades brasileiras que ainda utilizam essa forma inadequada de descarte de resíduos.

A não extinção dos lixões dentro do prazo previsto pela lei acarreta em multas aos responsáveis. O Decreto 6.514/2008, que regulamenta a legislação de crimes ambientais, estabelece que aqueles que causarem poluição capaz de resultar em danos à saúde humana ou ao meio ambiente, incluindo a disposição inadequada de resíduos sólidos, estão sujeitos a multas que variam de R$ 5 mil a R$ 50 milhões.

Lixo a ceu aberto em Teresina (Foto: Reprodução)

Os municípios, por sua vez, alegam falta de recursos financeiros e buscam prorrogação do prazo estabelecido pela lei. Em entrevista para o programa Banca de Sapateiro, apresentado pelo jornalista Arimatea Carvalho, o engenheiro sanitarista e ambiental Alexandre Flores, falou que a criação de um aterro sanitário é uma tarefa complexa que exige conhecimento técnico e vontade política. 

Leia Mais

Muitos municípios enfrentam dificuldades para implementar essa estrutura por conta própria, sendo necessária a regionalização da disposição de resíduos, o que permite a criação de aterros que atendem a várias cidades em uma determinada região. Essa estratégia pode reduzir os custos envolvidos nesse processo.

“Um exemplo de aterro regional é o utilizado em Altos, onde várias cidades vizinhas podem fazer uso desse espaço. O objetivo é que, no futuro, a capital Teresina compartilhe esse aterro com Altos, que foi criado pela iniciativa privada justamente para atender à demanda de Teresina e região metropolitana”, contou  engenheiro.

Durante a entrevista, Alexandre Flores também falou da diferença entre um lixão a céu aberto e um aterro sanitário adequado. Enquanto os lixões não possuem proteção do solo, o que acaba permitindo a contaminação do meio ambiente por meio do chorume, um subproduto dos resíduos, o aterro sanitário já é projetado com uma base compactada, uma manta de proteção, sistema de drenagem para o chorume, segurança contra a entrada de vetores e catadores, além de buscar a valorização adequada dos resíduos no futuro.

Segundo Alexandre, levando em conta o licenciamento ambiental e o processo de construção de um aterro sanitário, uma cidade leva em média 1 ano e meio para construir um aterro. A prefeitura do município também precisa dispor, com a implantação de um aterro, de uma coleta seletiva para a separação adequada dos resíduos e reciclagem de materiais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES