Piauí fica em primeiro lugar em celeridade na abertura de empresas no Brasil

Em dezembro, o tempo de abertura de empresas no Piauí foi 8 horas, enquanto a média nacional foi de 1 dia e 10 horas

Piauí fica em primeiro lugar em celeridade na abertura de empresas no Brasil | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí é o estado brasileiro onde é mais rápida a abertura de empresas. Conforme o ranking da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), no mês de dezembro, o tempo de abertura de empresas no Piauí foi de 8 horas, enquanto a média nacional foi de 1 dia e 10 horas. Outro indicador positivo foi o tempo de registro na Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) de apenas 24 minutos. Os dados projetam o Piauí em 1º lugar no ranking de celeridade na abertura de empresas no Brasil. A estatística está disponível em https://estatistica.redesim.gov.br/tempos-abertura.

No ano de 2023, o tempo médio de abertura de empresas no Piauí saiu de 1 dia de 2 horas em janeiro para 8 horas em dezembro. Para chegar a esse resultado, a Jucepi realizou diversas ações para melhorar os processos internos e desburocratizar o ambiente de negócios.  

Segundo a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, a melhoraria do ambiente de negócios foi uma das principais metas da Jucepi. “Essa melhoria ocorreu a partir de duas ações importantes apoiadas pelo nosso governador Rafael Fonteles. A primeira foi no âmbito regulatório com a lei estadual dos Direitos de Liberdade Econômica e o decreto que lista 858 atividades econômicas de baixo risco dispensadas de alvarás e autorizações prévias de funcionamento. A outra foi o lançamento do Gov.Pi Empresas que reúne 251 serviços digitais para empreendedores e empresas”, explica.

Paralelo à simplificação da legislação, a Junta Comercial, em parceria com o Sebrae, ampliou a informatização dos municípios. “A análise da consulta de endereço foi automatizada em 20 municípios do estado. Essa etapa é a primeira no processo de abertura de empresas. Sua automatização traz segurança jurídica para empreendedores que terão seu negócio aprovado para determinada localidade. Para as prefeituras, reduz a burocracia e otimiza os demais processos porque os servidores municipais poderão ser alocados para outras etapas da legalização das empresas”, afirma Alzenir Porto.

Além disso, visando melhorar os procedimentos, a Jucepi lançou novas opções de contrato padrão para os eventos de abertura, alteração, baixa de empresas e livros digitais. O documento é gerado com as cláusulas obrigatórias exigidas pela legislação vigente a partir das informações preenchidas pelo usuário. A funcionalidade simplifica a documentação e permite o deferimento automático dos processos. Outra inovação foi disponibilizar a abertura simultânea de matriz e filial de empresa. Com isso, o empresário ganha tempo haja vista que não precisa esperar a constituição da matriz para abrir uma filial no estado.

No Piauí, a abertura de empresas é 100% on-line pelo portal Gov.Pi Empresas, que pode ser acessado pelo endereço eletrônico: www.piauidigital.pi.gov.br. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES