Piauí possui menor taxa de Mortes Violentas Intencionais do Norte-Nordeste

O estado ocupa a 8ª posição no país.

Piauí possui menor taxa de Mortes Violentas Intencionais do Norte-Nordeste. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo  dados da 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Estado do Piauí conta com a menor taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) do Norte-Nordeste e ocupa a 8ª posição no país. O documento foi produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e publicado na última quinta-feira (20). 

O gerente de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Segurança Pública do Estado, delegado João Marcelo Brasileiro, destaca que no ano de 2022 o Piauí foi o segundo melhor dado de homicídios do país e que no primeiro semestre de 2023 bons resultados já estão sendo obtidos.  

“O Piauí vive em torno de estados do Norte e Nordeste que têm uma configuração da violência muito parecida com a nossa. Então, garantir que o estado tenha a menor taxa de crimes letais dessas regiões é um ponto muito positivo, mostra o resultado de um trabalho desempenhado ao longo de um ano, com base em dados coletados e produzidos de forma fidedigna. Estamos avançando e os números provam que estamos desempenhando um trabalho de excelência”, pontua o gerente. 

Dados divulgados./ Foto: Ascom

Conforme as informações fornecidas, o perfil das vítimas se mantém muito semelhante nas últimas edições do Anuário. Em média, 91,4% das mortes violentas intencionais vitimam homens, enquanto 8,6% vitimam mulheres, onde este percentual varia de acordo com a ocorrência.

De acordo com o Secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, estão sendo montadas ações estratégicas para redução dos índices de criminalidade em todo o Estado. Ele ainda afirmou que atualmente a segurança do estado passa por uma transformação, com o objetivo de fortalecer as instituições.

“A Segurança passa por uma reestruturação com o aumento no número do efetivo de policiais militares e civis, fortalecimento de investimentos em inteligência, viaturas e equipamentos para as forças policiais. Os impactos do fortalecimento das instituições de segurança resultam na redução nas mortes violentas intencionais e nos crimes violentos patrimoniais”, completa Chico Lucas. 

Piauí tem redução de crimes de latrocínio e feminicídio, segundo Anuário

O Estado do Piauí apresentou índices positivos na 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em uma análise comparativa entre os anos de 2021 e 2022. A divulgação ocorreu na última quinta-feira (20). Notavelmente, observou-se uma redução significativa nos casos de latrocínios, feminicídios, crimes contra crianças e adolescentes, além de danos ao patrimônio.

Os registros de latrocínio, caracterizados por assaltos seguidos de morte, tiveram uma queda de 36,1% em 2022, quando comparados ao ano anterior, considerando tanto o número de vítimas quanto de ocorrências. Os casos de feminicídio apresentaram uma diminuição de 35,5%, e as ocorrências de violência doméstica por lesão corporal também tiveram uma redução significativa, com queda de 32,3%. Especificamente em relação a esse último tipo de crime, os casos diminuíram de 1.826 em 2021 para 1.243 em 2022. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES