Piauí tem redução de crimes de latrocínio e feminicídio, segundo Anuário

O índice de crimes de latrocínio, isto é, assalto seguido de morte, teve redução de 36,1% no ano de 2022 comparado ao ano anterior

Piauí tem redução de crimes de latrocínio e feminicídio, segundo Anuário | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Estado do Piauí apresentou índices positivos na 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em uma análise comparativa entre os anos de 2021 e 2022. A divulgação ocorreu na última quinta-feira (20). Notavelmente, observou-se uma redução significativa nos casos de latrocínios, feminicídios, crimes contra crianças e adolescentes, além de danos ao patrimônio.

Os registros de latrocínio, caracterizados por assaltos seguidos de morte, tiveram uma queda de 36,1% em 2022, quando comparados ao ano anterior, considerando tanto o número de vítimas quanto de ocorrências. Os casos de feminicídio apresentaram uma diminuição de 35,5%, e as ocorrências de violência doméstica por lesão corporal também tiveram uma redução significativa, com queda de 32,3%. Especificamente em relação a esse último tipo de crime, os casos diminuíram de 1.826 em 2021 para 1.243 em 2022.

Os crimes violentos resultantes em mortes de crianças e adolescentes, abrangendo a faixa etária de 0 a 17 anos, também apresentaram uma redução de 6% no último ano. Além disso, os casos de violência doméstica contra crianças e adolescentes nessa mesma faixa etária diminuíram 20,7%, ficando abaixo da média nacional, que é de 40,8 casos para cada 100 mil pessoas nessa faixa etária. No Estado do Piauí, essa taxa é ainda menor, atingindo 16,4 casos a cada 100 mil indivíduos com essas idades.

A exploração sexual infantil também teve queda em 2022, com uma redução de 11,1% desse tipo de crime, sendo uma taxa de 2,7 a cada 100 mil pessoas com a mesma faixa etária. Ou seja, abaixo da média nacional que é de 1,8 de crescimento. Além disso, houve diminuição de 10% no crime de abandono material e 6,1% no crime de abandono de incapaz no Piauí. Outro destaque positivo para a segurança pública no estado foi a redução de 17% no roubo a residências.

O delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko Paraíba, ressalta a importância dos dados positivos acerca da redução nos números dos crimes citados, pois não existe subnotificação deles. “Nós verificamos uma redução significativa no número de latrocínios no Piauí, bem como no número de feminicídios. Isso mostra que os trabalhos das forças de segurança relacionados à criminalidade violenta, principalmente quando envolvem pessoas que não têm nenhum envolvimento com o crime, estão tendo efeito. Seguimos na luta também para diminuir os índices que ainda não são satisfatórios”, afirma o delegado. 

Conforme o secretário da Segurança, Chico Lucas, a Secretaria da Segurança Pública do Piauí tem montado ações estratégicas para a redução dos índices de criminalidade em todo o estado. Sendo assim, a expectativa é de que os números do próximo anuário sejam ainda mais positivos, com a queda no número de todos os tipos de crimes. 

“Neste ano, a segurança do Piauí passa por uma reestruturação com o aumento do efetivo de policiais militares e civis, fortalecimento de investimentos em inteligência, viaturas e equipamentos para as forças de segurança”, informa o gestor.

Os esforços empreendidos, já em 2023, resultaram, nos cinco primeiros meses do ano, no aumento dos indicadores de esforços das polícias, dentre eles um incremento de 68,23% nos cumprimentos de mandado de prisão e de 12,47% nos autos de prisão em flagrantes. “Os impactos do fortalecimento das instituições de segurança pública resultaram ainda na redução nas mortes violentas intencionais e nos crimes violentos patrimoniais”, completa Chico Lucas. 

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública é um documento produzido anualmente com base nas informações de segurança pública de todos os estados do Brasil. O documento fornece um parâmetro sobre a segurança pública no país diante dos dados fornecidos pelas secretarias de segurança públicas estaduais e policiais civil, militar e federal. 

(Com informações da SSP-PI)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES