Piauí tem redução de 10% no número de Mortes Violentas Intencionais

O gerente de análise criminal e estatística da Secretaria de Segurança Pública ressaltou que o Piauí também registrou uma redução de 20% no número de latrocínios

Piauí apresenta redução no número de Mortes Violentas Intencionais | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí teve uma redução de mais de 10% no número de mortes violentas no ano de 2023, em comparação com 2022. Os dados foram produzidos pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e divulgados nesta terça-feira (12) no levantamento anual na edição do Monitor da Violência.

🚨Número de casos. Conforme apurado, o Piauí registrou 711 casos de mortes violentas em 2023. Já em 2022, o estado teve 790 mortes por homicídio doloso, incluindo feminicídios, lesão corporal seguida de morte e latrocínio. De acordo com o gerente de análise criminal e estatística da Secretaria de Segurança Pública, o Piauí também registrou uma redução de 20% no número de latrocínios. 

“Para nós, que fazemos a gestão da Segurança Pública no Estado do Piauí, este dado não é uma novidade, visto que diariamente todos os homicídios são monitorados. Outro ponto que chama atenção é que o Piauí, durante o ano de 2023, conseguiu parar a tendência de alta, pois víamos, desde 2020, taxas históricas de Morte de Violentas Intencionais. Além de reverter essa tendência de alta, conseguimos uma redução significativa. Esse trabalho de monitoramento continua sendo realizado e já percebemos em levantamentos iniciais que a tendência de redução se prolongará durante todo este ano”, explicou o gerente.  

🚨Dados nacionais. Apenas cinco estados da federação tiveram aumento nas mortes em 2023: Maranhão (1.8%),  Pernambuco (5,5%), Minas Gerais (3,7%), Amapá (49%) e Rio de Janeiro (7,4%). O Ceará apresentou estabilidade e as maiores reduções foram registradas em Rondônia (-14%), Tocantins (-19%) e Sergipe (-22%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES