Exclusivo Piauí terá chuvas fortes durante o fim de semana, alerta climatologista

Para quem deseja sair, não custa se prevenir: “ nós temos previsão de chuvas”.

Piauí terá chuvas fortes durante fim de semana, diz climatologista. | FOTO: @chuvas_no_sertao
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As prévias carnavalescas estão a todo vapor! Diante disto,  Sara Cardoso, Climatologista e Coordenadora da Sala de Situação Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH), informou ao meionorte.com como estará a previsão do tempo no estado neste fim de semana, dias 03 e 04. 

Nesta sexta-feira (02), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial de chuvas intensas para as regiões Centro-Norte, Sudeste, Sudoeste e Norte do estado, até às 10h deste sábado (03). Para quem deseja sair, não custa se prevenir: “ nós temos previsão de chuvas”.

“A previsão do tempo para o final de semana, de acordo com o INMET, nós temos previsão de chuvas na porção mais da divisa entre o Piauí e o Maranhão, com chuvas que podem acumular até 50 milímetros.  Alterações ventosas entre fraco e moderado.Teremos máximas que podem chegar em 35°C e mínimas de 21°C, isso para municípios de todo o estado”, informou a Climatologista. 

Segundo ela,  a região do sudeste piauiense, que inclui cidades como Paulistana, Picos e Pio IX,  tem previsão menor de chuvas, entretanto, a coordenadora não descarta a possibilidade de nuvens carregadas. Já o Sudoeste do estado possui tendência de ter maiores acumulados e municípios afetados. 

Sara Cardoso explicou que para os dias de carnaval (10 a 13 de fevereiro) as condições do tempo ainda apresentam baixa confiabilidade. “Tem muito erro na previsão, por conta das mudanças climáticas do El Nino, que vem interferindo na regularidade, na quantidade de chuvas e nas temperaturas”, disse a coordenadora da sala de situação da SEMARH. 

ALERTA DE CHUVAS INTENSAS: 

O aviso do Inmet indica chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos com velocidades até 60 km/h. De acordo com o órgão, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Porém, é necessário que a população permaneça em alerta e em caso de dúvidas ligue para a Defesa Civil - 199.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES