Piauí terra querida! conheça curiosidades impressionantes sobre o nosso estado

O estado mais quente e acolhedor do país chega aos seus 201 anos de existência carregado de histórias, boa culinária e belas paisagens

Piauí terra querida! conheça curiosidades impressionantes sobre o nosso estado | Acervo Rede Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (19) é comemorado o dia do Piauí. O estado mais quente e acolhedor do país chega aos seus 201 anos de existência carregado de histórias, boa culinária e belas paisagens. Para isso, o meionorte.com separou algumas curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o nosso estado. Confira abaixo!

1 - Menor litoral do Brasil

Piauí terra querida! conheça curiosidades impressionantes sobre o nosso estado / Foto - Governo Federal

O litoral piauiense é o menor do Brasil, são apenas 66 km de extensão. Porém, cada parte desse pedacinho do Nordeste esconde praias paradisíacas, e cada vez mais badaladas tanto por turistas que vêm de fora do país, como por locais. O estado também é o único do nordeste onde a capital não fica no litoral, a principal cidade da região é Parnaíba, cerca de 330 km de Teresina.

2 - Nome veio de um peixe

Piauí terra querida! conheça curiosidades impressionantes sobre o nosso estado / Foto - Reprodução

Muitas dúvidas rondam a criação do nome do estado, primeiramente o Piauí era chamado de Piagüí e logo depois Piagoí, nomes dados pelos indígenas que habitavam a região. A principal teoria é que a denominação tenha vindo da língua tupi, onde Piauí significa "rio das piabas", um peixe de água doce muito comum em todo o país. 

3 - Vestígio mais antigo do homem americano

Piauí terra querida! conheça curiosidades impressionantes sobre o nosso estado / Foto - Mauricio Pokemon

Os mais antigos vestígios da presença humana no continente americano foram encontrados no Piauí, mais especificamente no Parque Nacional Serra da Capivara. O parque tem cerca de 400 sítios arqueológicos e contém painéis de pinturas e gravuras rupestres pré-históricas. O local é nomeado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco e sem dúvidas é um dos pontos turísticos mais conhecidos do Brasil.

4 - Maior corso do mundo

Piauí terra querida! conheça curiosidades impressionantes sobre o nosso estado / Foto - Prefeitura de Teresina

O Piauí é especialista quando o assunto é carnaval, além de ter a maior Micarina do Meio Norte do Brasil, o estado também tem o maior corso do mundo. A edição de 2023 contou com a presença de incríveis 250 mil pessoas, firmando o corso como um dos mais tradicionais do carnaval brasileiro. 

5 - Capital tem formato de xadrez

Piauí terra querida! conheça curiosidades impressionantes sobre o nosso estado / Foto - Acervo Piauí

Em um plano montado por Conselheiro Saraiva, então presidente da província, Teresina foi nomeada a capital do estado.  A mudança aconteceu principalmente por conta da proximidade com o  Rio Parnaíba. Saraiva e seu irmão Mestre Isidoro França executaram o processo de formação da cidade, na concepção dos dois a cidade seria organizada no modelo de um ‘tabuleiro de xadrez’, com as ruas intercruzadas.

6 - Maior cajueiro do mundo

Piauí terra querida! conheça curiosidades impressionantes sobre o nosso estado / Foto - Governo do Piauí

O Piauí é a casa do cajueiro-rei, localizado no município de Cajueiro da Praia, no litoral do estado. A árvore ocupa uma área de 8.834 m², é muita sombra e caju, são mais de 200 anos de idade, desde 2013 essa árvore é patrimônio natural e turístico de Cajueiro da Praia, sendo protegida por Lei Municipal.

7 - Bebida que é Patrimônio Cultural 

Piauí terra querida! conheça curiosidades impressionantes sobre o nosso estado / Foto - Reprodução

Já que famalos do cajueiro, temos que falar dela, a cajuína. Bebida típica do estado, é reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro. O Piauí é um dos maiores produtores de caju no Brasil. A bebida é tão importante que já foi até verso de  Caetano Veloso: “...E éramos olharmo-nos intacta retina, a cajuína cristalina em Teresina”. Piauiense tem moral.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES