Piauiense de 18 anos é aprovado em Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro

João Pedro estava no ônibus, retornando para sua casa quando soube do resultado

João Pedro Barbosa Oliveira é natural de Piripiri | Reprodução- Redes Sociais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Natural de Piripiri, região norte do Piauí, o estudante da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), João Pedro Barbosa Oliveira, 18 anos, foi aprovado por cotas no curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Cidade Universitária, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (30)

João Pedro estava no ônibus, retornando para sua casa quando soube do resultado. “Quando vi o resultado, eu estava no ônibus voltando para Piripiri e o sistema não estava funcionando bem, mas consegui ver o meu resultado. Logo eu mostrei para minha mãe e minha tia. O sentimento foi de alívio”, afirmou. 

O jovem concluiu o Ensino Médio no Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) José Narciso da Rocha Filho, de Piripiri, e é o primeiro da família a ingressar em uma universidade pública para cursar Medicina.

Leia Mais

Ele conta que a principal motivação da escolha do curso é conseguir dar melhores condições à sua família. “Eu não achei que conseguiria passar de início. Medicina é um sonho de infância que eu sempre quis fazer e não me vejo fazendo outra função”, disse João Pedro, após a aprovação. Para conquistar a sonhada vaga, João Pedro levou uma rotina intensa de estudos. O aluno fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como treineiro duas vezes, em 2021 e 2022. Ele diz ter focado na rotina de estudos em casa e com auxílio de cursos on-line.

Na sua trajetória escolar, o jovem lembra que as professoras Laine Brito e Fátima, que lecionam matemática e redação, respectivamente, tiveram significativa participação na sonhada vaga de Medicina.

“A professora Laiane sempre cobrou muitos dos alunos para estudar e isso foi muito importante para que eu tirasse uma boa nota de matemática. Já a professora Fátima veio corrigindo muito minhas redações, sempre me dando dicas e, assim, consegui evoluir na minha escrita que resultou na pontuação para aprovação”, conta o jovem, que alcançou 762,2 pontos na área de matemática e 980 em redação, notas acima da média nacional do Enem.

Com a mãe, Josélia Pereira, o irmão e o padrasto morando no Rio de Janeiro, o estudante mora com os avós, Maria de Fátima e José Nilson, em Piripiri. João Pedro reforça que eles sempre o apoiavam a seguir com os estudos. “Eles sempre me apoiaram emocionalmente e, principalmente, de forma financeira para que eu pudesse me dedicar integralmente aos estudos. Minha família nunca duvidou de mim e sempre me apoiou”, conta João Pedro.

A sua relação com a cidade do Rio de Janeiro vem da infância. João Pedro nasceu em Piripiri e viveu parte da infância na capital fluminense. Em breve, o estudante volta ao Rio para iniciar o sonhado curso. “Estou ansioso para o início do curso de medicina. É uma área interessantíssima e quero me aprofundar em algo relacionado à cirurgia”, finalizou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES